Passe pela Biblioteca | “Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa”, de Miguel Real

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. “Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa”, de Miguel Real, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

PUB

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A seguir a Alcácer Quibir, e com a perda da independência, passou a haver um afastamento entre a elite e a população. A elite pensando sempre em modas estrangeiras, parisienses, hoje nova-iorquinas ou globais, e o povo vivendo de uma forma miserável, até ao século XX, um povo cristãmente medieval, um povo mais de servos do que de cidadãos.

Miguel Real

Passe pela Biblioteca | “Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa”, de Miguel Real  Miguel Real tem-se afirmado como um dos mais importantes estudiosos de temas da Cultura Portuguesa da atualidade, uma das muitas facetas do autor para além do ensaio, filosofia, teatro e romance.

Nesta obra o autor identifica quatro constantes culturais: a Origem Exemplar ou mito viriatino, baseado na imagem de Viriato, Nação Superior ou mito vieirino do padre António Vieira, Nação Inferior ou mito pombalino, baseado na visão do Marquês de Pombal e Canibalismo Cultural, atravessando mais de 400 anos da nossa história a partir de 1890.

Miguel Real disponibiliza-nos uma obra fundamental acerca do pensamento português e deixa-nos ferramentas essenciais para podermos analisar de forma mais clara e consciente o nosso tempo, através de informações documentadas e abrangentes.

Uma obra que se afigura elementar para todos os que se interessam por temas relacionados com história e cultura em geral.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here