Passe pela Biblioteca | “Salgueiro Maia: O homem do tanque da liberdade”, de José Jorge Letria

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. “Salgueiro Maia: O homem do tanque da liberdade”, de José Jorge Letria, é o livro sugerido esta semana por Luís Maria, técnico da Biblioteca Municipal de Sardoal.

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Como não podia deixar de ser, neste mês do ano não podemos deixar de esquecer a revolução de abril, assim a sugestão será “Salgueiro Maia: O homem do tanque da liberdade”.

PUB

Livro do Plano Nacional de Leitura, com texto de José Jorge Letria e ilustrações de António Jorge Gonçalves, pertence à coleção “Grandes Vidas Portuguesas”.

O homem do tanque da liberdade é uma narrativa biográfica do capitão que coordenou as movimentações das forças militares em Lisboa na madrugada do dia 25 de Abril, visa dar a conhecer aos mais jovens de uma forma muito simples a vida deste homem marcante da história portuguesa do século XX, e que foi uma das figuras mais relevantes do 25 de Abril de 1974.

PUB

Excerto

«Era uma vez um capitão que aprendeu a fazer a guerra, mas que preferia a paz para poder ler, viver e ser feliz.
Da guerra sabia tudo ou quase tudo. Noutros tempos teria sido cavaleiro, porque a sua arma era Cavalaria, mas, como os tempos mudam, o seu cavalo passou a ser um tanque de guerra, daqueles grandes e possantes que cospem fogo e derrubam casas, quartéis e muralhas, quando é preciso, quando a paz é vencida.»

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here