Passe pela Biblioteca | “Retrato do artista quando jovem”, de James Joyce

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Retrato do artista quando jovem”, de James Joyce, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Passe pela Biblioteca | “Retrato do artista quando jovem”, de James Joyce  Retrato do artista quando jovem, publicado pela primeira vez em 1916, é o primeiro romance de James Joyce. A obra inspirou o título do romance de estreia de Clarice Lispector, Perto do Coração Selvagem.

O romance, de cariz autobiográfico, relata a infância e juventude e a busca de identidade de Stephen Dedalus, personagem principal que surge novamente em Ulysses.

O cenário da intriga é Dublin (Irlanda), terra natal de James Joyce, cidade suja e dominada por uma eterna contestação política face à dominação inglesa, e passa-se entre a casa de Stephen e o colégio jesuíta onde estudou, cujo ensino é marcado pela austeridade.

PUB

Stephan é oriundo de uma família abastada que, gradualmente cai na miséria. A vida de Dedalus é profundamente marcada pela influência religiosa da mãe que deseja que siga a carreira eclesiástica.

A vida do protagonista é descrita a partir da sua vida familiar, das suas amizades, dos eventos que frequenta e da vida académica.

O romance Retrato do artista quando jovem é uma obra essencial para introduzir a leitura a James Joyce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here