Passe pela Biblioteca | “Portuguesas Extraordinárias: Mulheres de coragem à frente do seu tempo”, de Maria do Rosário Pedreira

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Portuguesas Extraordinárias: Mulheres de coragem à frente do seu tempo”, de Maria do Rosário Pedreira, é a sugestão apresentada esta semana por Carmen Ferreira, da Biblioteca Municipal de Ourém.

PUB

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

O convite à leitura de hoje da Biblioteca Municipal de Ourém centra-se no livro “Portuguesas Extraordinárias: Mulheres de coragem à frente do seu tempo”, de Maria do Rosário Pedreira, ilustrado por Elsa Martins.

Ao agarrar neste livro, apetece logo entrar nele e ao entrar, reparamos de imediato num texto (em jeito de prefácio) da autora, com o título “Para começar”. Também este texto é um convite: um convite concreto às raparigas e aos rapazes leitores (implicitamente a todos os leitores) a conhecerem algumas das mulheres portuguesas extraordinárias que lutaram contra o preconceito, a injustiça e o poder estabelecido, vencendo os obstáculos que a sociedade colocava constantemente no seu caminho.

O livro retrata 25 mulheres trabalhadoras, lutadoras, empresárias, políticas, atletas, atrizes, que se insurgiram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.

PUB

Este livro, com ilustrações e grafismo muito apelativos, contém biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebrando 25 das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

É um livro que nos ajuda a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias.

Maria do Rosário Pedreira, (Lisboa, 21 de setembro de 1959) é editora, escritora, poetisa e letrista.

É autora de várias letras musicais, cantadas por Carlos do Carmo, António Zambujo, Aldina Duarte, Ana Moura e Salvador Sobral. Tem publicados vários trabalhos de ficção, poesia, crónicas e literatura juvenil, procurando neste último género a transmissão de valores humanos e culturais, sendo claramente o caso desta obra que hoje recomendamos.

Passe pela Biblioteca Municipal de Ourém e fique a conhecer melhor Brites de Almeida, Josefa de Óbidos, Luísa Todi, Vieira da Silva, Catarina Eufémia, Maria de Lourdes Pintasilgo e Maria Lamas, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here