Passe pela Biblioteca | “Obra Completa 1969-1985”, de Nuno Bragança

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “Obra Completa 1969-1985”, de Nuno Bragança, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

PUB

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A Obra Completa 1969-1985 foi lançada em 2009, ano que assinalou o octogésimo aniversário do nascimento de Nuno Bragança. O volume inclui um texto inédito, a peça de teatro A Morte da Perdiz e reúne também os textos A Noite e o Riso (1969), o seu primeiro romance, Directa (1977), Square Tolstoi (1981), a coletânea de contos Estação (1984) e a novela póstuma Do Fim do Mundo (1990).

Nuno Bragança nasceu no seio de uma família abastada da aristocracia portuguesa (Casa de Lafões). Concluiu o curso de Direito, depois de frequentar Agronomia. Integrou o jornal Encontro (órgão da Juventude Universitária Católica), no qual assinou os seus primeiros textos.

A crítica cinematográfica mereceu a sua atenção nos anos 50, tendo fundado o Cine-Clube Centro Cultural de Cinema. Foi ainda fundador do Serviço Nacional de Emprego e participou do movimento Catolicismo Progressista. Escreveu numerosos artigos na revista O Tempo e o Modo, da qual foi cofundador.

PUB

Apesar de ser um autor praticamente desconhecido, a obra de Nuno Bragança é marcada por um vigor vibrante e original, que marcara de forma interessante a segunda metade do século XX.

A leitura dos seus textos, expressivos e sinceros, coloca-nos defronte a um panorama político da época, num jeito surrealista, às vezes erótico e autobiográfico, onde a influencia norte-americana transparece.

A Obra Completa 1969-1985 apresenta-nos um escritor moderno, que nos deixou um legado relevante para a literatura portuguesa.

Título: Obra Completa 1969 – 1985
Autor: Nuno Bragança
Editora: Dom Quixote
Idioma: Português
Ano de edição: 2009
Número de páginas: 736

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here