Passe pela Biblioteca | “O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, de Germano Almeida

Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, de Germano Almeida, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

PUB

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

A leitura do testamento cerrado do Sr. Napumoceno da Silva Araújo consumiu uma tarde inteira. Ao chegar à 150.ª página o notário confessava-se já cansado e interrompeu mesmo para pedir que lhe levassem um copo d’água. E enquanto bebia pequenos golinhos, desabafou que de facto o falecido, pensando que fazia um testamento, escrevera antes um livro de memórias.” (Excerto da obra)

O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, romance de estreia de Germano Almeida, Prémio Camões 2018, acontece em São Vicente e é revelado através do seu testamento, em centenas de páginas, e das confidências que deixou até pouco antes da sua morte.

O seu testamento assume-se como uma autêntica biografia, que relata com minucia os aspetos mais marcantes da sua vida, desde que era um comerciante simples até chegar a uma vida promissora e reconhecida, no Mindelo.

PUB

Um dos aspetos mais insólitos do romance descreve o modo como enriqueceu. Napumoceno prosperou à custa da venda de guarda-chuvas, cuja numerosa encomenda, resultado de um engano, se revelou numa venda desmedida, curiosamente num país assolado pela seca!

A obra permite contemplar a mestria da escrita de Germano Almeida e conhecer a sociedade cabo-verdiana, através da vida de uma personagem cativante, complexa e apaixonante.

Este romance de Germano Almeida foi adaptado ao cinema por Francisco Manso, no filme O Testamento do Sr. Napumoceno.

1 COMENTÁRIO

  1. Descrição do livro
    Sófia Becker acabou de concluir sua faculdade de medicina e para comemorar, decidiu fazer algo que nunca havia feito antes, virou a noite enchendo a cara com as amigas em uma festa. Ela só não imaginava que em meio a sua curtição, alguém fosse aparecer para virar sua vida dos avessos. Agora, Sófia tem uma difícil missão pela frente, tentar conciliar sua vida com todas as novas mudanças que aquela noite de bebedeira lhe causou

    http://mon.net.br/ad0mo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here