Papa Fátima | Programa: Estádio Municipal deverá receber o nome do Papa Francisco

Cartaz da visita do Papa a Fátima com o lema da peregrinação. Foto: Santuário de Fátima

O município de Ourém divulgou este domingo, 19 de março, o programa previsto para a visita do Papa Francisco a Fátima, entre os dias 12 e 13 de maio. O Papa deverá chegar de helicóptero ao Estádio Municipal, desejando o município que este seja então rebatizado com o nome “Estádio Papa Francisco”. Já o Santuário de Fátima informa que o Vaticano oficializou o itinerário esta manhã, 20 de março.

PUB

Em nota de imprensa, o município informa que “a visita do Papa Francisco a Fátima, no próximo mês de maio, não irá durar mais de 24 horas, mas a agenda será intensa”. Conjugando os dois comunicados, a informação disponível é a que se segue.

O Papa sai de Roma num voo da Alitaia e está programado aterrar na base aérea de Monte Real, Leiria, cerca das 16h/16h30 de 12 de maio. Na base área será pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo-se uma visita à Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda dentro da base, onde também Paulo VI e João Paulo II rezaram.

O Papa apanha depois o helicóptero que o conduzirá até Fátima, onde deve chegar cerca de uma hora depois. O município estima esse momento pelas 18 horas, no Estádio Municipal, onde se espera que “venha a ser rebatizado nessa ocasião com a denominação “Estádio Papa Francisco”, como sucedeu em visitas anteriores” (mudança carece ainda de aprovação em reunião de câmara). O Papa Francisco segue depois de papamóvel até ao Santuário de Fátima, um percurso de cerca de três quilómetros.

No Santuário de Fátima a primeira paragem é na Capelinha das Aparições, onde está previsto ficar em oração, “momento esse que assinala o início oficial das peregrinações que celebram o Centenário das Aparições”, refere nota municipal. “O Papa recolhe depois à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado e fará as suas refeições”, prossegue.

“A noite de 12 de Maio será o ponto alto da visita do Papa Francisco: preside ao terço e à procissão das velas, mas não fica para a missa da noite, pois, segundo a equipa do Vaticano que organiza a viagem, a essa hora já está a fazer uma grande noitada e tem de descansar para que se possa levantar pelas 4h30 para as primeiras orações da manhã”, refere a mesma nota de imprensa.

A missa solene do dia 13 de maio é presidida pelo Papa, antecedida de um encontro com o Primeiro-Ministro, António Costa. “Mais tarde, almoça com os bispos, seguindo-se o regresso à base de Monte Real de onde regressa a Roma num voo da TAP. É a segunda vez que um Papa entra diretamente em Portugal, sem passar por Lisboa”, termina.

O Santuário de Fátima confirma essencialmente a mesma informação.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here