Ourém/Fátima | Misericórdia realiza Ciclo Formativo “Viver e envelhecer com Saúde”

Foto: DR

No âmbito das celebrações do XII aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém, a mesa administrativa e os seus colaboradores realizam um ciclo formativo no âmbito do envelhecimento dirigido a cuidadores, técnicos, voluntários e comunidade em geral, contando para isso com o contributo científico de diversos especialistas.

Este ciclo formativo decorre em quatro sessões, no salão nobre junta de freguesia de Fátima (limite de cerca de 70 lugares), entre os dias 30 outubro e 20 novembro, das 21h00 às 23h00. A participação é gratuita.

O programa arranca a 30 de outubro, com a sessão de abertura dirigida por Fernanda Rosa, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém. Nessa noite vai abordar-se a Fisioterapia na 3ª Idade, com moderação de Nancy Martins, assistente social – especialidade em aconselhamento e diretora técnica do Centro Social Paroquial de Santa Margarida Abra. O orador é Jorge Antunes, fisioterapeuta e director técnico do gabinete de fisioterapia PROFISIO.

A segunda sessão decorre a 6 de novembro e incide sobre a Esclerose Múltipla. Com moderação de Lénea Coelho, enfermeira especialista em saúde mental, terá como oradores Hugo Pena, coordenador da delegação distrital de Leiria da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, e Dulce Roque, psicóloga clínica e de aconselhamento.

No dia 13 de novembro debate-se as Diabetes. Patrícia Pinto, interna do 3º ano da especialidade de Medicina Geral e Familiar, modera o debate, com intervenção de
Marco das Neves, enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria.

PUB

A 20 de novembro decorre a última sessão, que vai abordar a Alimentação no idoso. O moderador é António Castanheiro, psicólogo especialista em psicologia comunitária, e a oradora Katy Remini, licenciada em Ciências da Nutrição.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here