Ourém | Santuário oferece evangelho aos peregrinos para assinalar o Domingo da Bíblia

Santuário oferece evangelho aos peregrinos para assinalar o Domingo da Bíblia. Foto arquivo: mediotejo.net

O primeiro Domingo da Palavra de Deus, no domingo, é assinalado com a oferta do Evangelho de S. Mateus, evangelista do ano, a todos os peregrinos que participem nas celebrações no Santuário de Fátima.

O Domingo da Palavra de Deus, cuja primeira edição será celebrada em 26 de janeiro, foi instituído pelo papa Francisco, em setembro de 2019, na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), explicando que este dia pretende promover a “familiaridade” com a Bíblia.

“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, defendeu o papa Francisco, que escolheu esta data por se situar na proximidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina no sábado.

PUB

“Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos Cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”, considerou o Sumo Pontífice.

Segundo informação do Santuário de Fátima, o livro a oferecer aos peregrinos no domingo é editado em conjunto pelo santuário e pela Diocese de Santarém, tem 127 páginas, abre com uma apresentação do bispo José Traquina, prossegue com uma introdução ao Evangelho segundo São Mateus e encerra com o texto do Evangelho.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here