Ourém | Praia fluvial do Agroal hasteia Bandeira Azul esta segunda-feira

Agroal. Foto: mediotejo.net

A praia fluvial do Agroal, na freguesia de Formigais, concelho de Ourém, vai hastear a Bandeira Azul esta segunda-feira, dia 1 de julho, às 19:00, pelo terceiro ano consecutivo. A distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo que a praia fluvial do Agroal é uma das cinco com Bandeira Azul em toda a região do Médio Tejo (juntamente com Aldeia do Mato, Bostelim, Carvoeiro e Fontes), e integra o restrito lote das 35 praias fluviais a nível nacional a receber esta distinção.

PUB

Em nota de imprensa, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, lembra os projetos em curso para a zona balnear,  como a construção de um passadiço no Agroal, destino turístico no interior norte do concelho bastante associado aos tratamentos naturais para problemas de pele e que todos os anos atrai alguns milhares de banhistas.

Pela manhã já várias pessoas se banham nas frescas águas do Agroal. foto mediotejo.net

Banhada pelo rio Nabão, a praia fluvial do Agroal é bastante conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, desde doenças gastrointestinais a doenças de pele, sendo que a construção ali de uma piscina natural ajuda as pessoas a relaxarem nas águas frias e termais da zona.

Agroal vai hastear a Bandeira Azul no dia 1 de julho, às 19:00. Foto arquivo: mediotejo.net

Esta praia de lazer tem um parque de merendas com mesas, chuveiros e casas de banho, possui parque de estacionamento, bares/restaurantes, anfiteatro ao ar livre e policiamento, e conta com acesso a pessoas com mobilidade reduzida e vigilância de nadadores salvadores durante a época balnear.

A distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, assenta em critérios
rigorosos que obedecem a requisitos tão variados quanto Gestão Ambiental e
Equipamentos, Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e
Serviços, entre outros.

PUB
Praia fluvial do Agroal, Ourém. Foto: mediotejo.net

“É uma distinção importante, que nos deixa muito satisfeitos, porque foi preciso trabalhar muito para que a praia fluvial do Agroal cumpra os requisitos obrigatórios para receber a Bandeira Azul”, disse o presidente da autarquia, Luís Miguel Albuquerque (PSD-CDS), salientando o esforço do executivo para continuar a melhorar as condições da praia fluvial.

“Temos em curso um projeto para a construção de um passadiço, que além de ser
importante para que as pessoas possam usufruir do mesmo, também ajudará a resolver
problemas como a questão do estacionamento”, lembrou o edil.

Atualmente já existe uma estrutura em madeira, montada em 2017, que conduz ao cimo da serra, onde existe um percurso pedestre Foto: mediotejo.net

Inserida na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no limite com o concelho de Tomar, esta praia fluvial tem sido alvo de fortes e importantes melhoramentos desde o início do século, nomeadamente em questões de estacionamento e salubridade.

Atualmente dispõe de espaços verdes com mesas para merendas, balneários e casas de banho de acesso gratuito, serviço de cafetaria e restauração, parque de estacionamento e policiamento permanente, além de obedecer ao critério de praia com acessibilidade reduzida e contar com um nadador salvador durante a época balnear.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here