Ourém | O “Portugal do passado” por Tó Carvalho

Tó Cravalho expõe pela terceira vez em Ourém. Foto: CMO

O pintor Tó Carvalho, residente em Tomar, expõe em Ourém o seu olhar sobre “O mundo rural português”. Até 5 de janeiro de 2020, no auditório dos Paços do Concelho, é possível apreciar uma mostra de duas dezenas de pinturas onde o autor retrata um Portugal de outros tempos.

PUB

Falta apenas a zona do Algarve, algo que atribuiu à falta de colaboração das entidades na indicação dos pormenores característicos da região. Nos quadros pintados “in loco” ou a partir de fotografias ou momentos que o artista teve oportunidade de presenciar, há uma vida que se guarda e uma história que se mantém viva nas suas pinturas a óleo.

Para o artista, esta é uma forma de “documentar o que foi o país no passado”. Os quadros foram pintados desde os anos 90. Tó Carvalho conta ainda com espólio de pintura alusivo à Via-sacra em Ourém e que já expõe em Ourém pela terceira vez.

Conta com um espólio de mais de 300 obras, algumas delas espalhadas pelo país, Macau, Venezuela e Açores, nestes 26 anos já dedicados à pintura. O artista espera agora que as obras possam ver reunidas num espaço museológico, saindo da sua casa, onde muitas estão encaixotadas, para que todos possuam usufruir das mesmas. “Tem de se criar um museu, e não aparece”, suspirou.

Trás-os-Montes e Beira Baixa fascinam mais o pintor. Foto: CMO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here