Ourém | Natal regressa com pista de gelo, insufláveis, Sónia Araújo e um desfile do Pai Natal

Depois de alguns anos em que o foco se centrou mais em Fátima, a animação natalícia de 2018 vai concentrar-se sobretudo na cidade de Ourém, embora haja atividades previstas para as duas cidades. O presidente da Câmara, Luís Albuquerque (PSD), garante que o objetivo do executivo PSD-CDS é que as duas cidades estejam incluídas de igual modo na celebração natalícia. O investimento nesta quadra é de 100 mil euros.

PUB

Na reunião pública de 5 de novembro, segunda-feira, foi aprovada a programação provisória para a quadra natalícia e um protocolo com a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, para que seja a entidade a contratualizar e a gerir a bilheteira de uma pista de gelo que será instalada na cidade de Ourém. Ambos os tópicos mereceram considerações da oposição PS, nomeadamente o facto de, embora a programação contemple Ourém e Fátima, o foco da animação estar na sede do concelho.

“Para Fátima tudo ficará a encargo da junta de freguesia e da Casa do Povo”, constatou Cília Seixo (PS), ainda que com apoio do município, para além de possuir menos iluminação. Uma disparidade que não tem em conta que Fátima é o ex-líbris do concelho, alertou.

Segundo o programa lido por Luís Albuquerque, a abertura oficial das celebrações natalícias decorre a 6 de dezembro, com a ligação da iluminação (que ficará patente até ao Dia de Reis). Nesse mesmo dia haverá um concerto de Natal e um jantar na Escola de Hotelaria. Na sede do concelho será instalada a pista de gelo.

Um dos dias mais fortes é o 9 de dezembro, conforme adiantou posteriormente aos jornalistas, uma vez que a “Chegada do Pai Natal” é um desfile, que contará com o apoio das associações, pela avenida central da cidade de Ourém. Entre os dias 10 e 13 haverá uma tenda com espetáculos diários e divertimentos, como insufláveis. A 16 de dezembro as “Aulas da Sónia”, com Sónia Araújo, vão passar por Ourém.

PUB

O restante mês de dezembro contará com vários espetáculos de música, incluindo na Sé Colegiada (Castelo de Ourém), e atividades de Natal no mercado de Fátima. O Castelo de Ourém terá uma forte iluminação, diferente de anos anteriores.

O objetivo, referiu Luís Albuquerque à comunicação social, é a “dinamização dos comércios tradicionais de Ourém e Fátima”.

“Sempre dissemos que queríamos promover as duas cidades”, frisou o presidente, “parece-me que o programa previsto é ambicioso”, estando estimado em 100 mil euros. A organização é do município, ACISO, junta de Nossa Senhora da Piedade e junta de Fátima.

Não obstante o maior foco na cidade de Ourém este ano, o presidente comentou que a disposição pode mudar num próximo ano. A aposta num programa natalício que envolva as duas cidades é para continuar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here