Ourém | “Natal na Europa” atraiu curiosidade e superou expetativas da EHF (c/vídeo)

Delegação da Ucrânia foi das mais bem dispostas do certamente Foto: mediotejo.net

O evento “Christmas in Europe” (Natal na Europa), promovido pela Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), passou a sua 26ª edição em Fátima, abrindo ao público nos dias 3,4 e 5 de dezembro um mercado de Natal no parque 13 do Santuário de Fátima. Na terça-feira, 5 de dezembro, um buffet na Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), com contribuições dos 15 países europeus presentes na iniciativa, fechou a face pública do certame, com um balanço final de visitantes que superou as expetativas da escola anfitriã, a EHF. Um tributo à memória do diretor da INSIGNARE – Associação de Ensino e Formução, Francisco Vieira, que concebeu a realização do evento em ano de centenário das aparições de Fátima.

PUB

Há vários anos, Francisco Vieira teve a ideia de trazer o “Christmas in Europe” a Fátima, evento europeu no qual a EHF já participava. O conceito tem 25 anos e nasceu da visão de Christiane Keller, em Estrasburgo (França), que propôs à AEHT juntar as delegações de algumas das suas escolas associadas e organizar um evento que permitisse criar um programa de trocas culturais. “Para manter as tradições entre os maiss jovens”, explicou ao mediotejo.net, porque “os mais jovens devem conhecer e ter orgulho nas suas tradições”. A ideia seria começar com uma grande parada de todas as escolas e depois uma exposição.

Encerramento de Natal na Europa. Diretor pedagógico da EHF, Renato Guiomar

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 5 de Dezembro de 2017

Assim se tem concretizado em 26 edições, com a parada inicial a percorrer no último domingo, 3 de dezembro, as ruas de Fátima. “O grande objetivo é ultrapassar as diferenças”, frisou, mantendo ao mesmo tempo a especificidade e o orgulhos de cada cultura e a sua continuidade entre as novas gerações. “Estou muito grata às escolas como a EHF que trouxeram o conceito para a vida”.

No balanço do “Christmas in Europe” Fátima 2017, Christiane Keller não poupou elogios a Portugal. “São muito dinâmicos”, constatou, “para mim é um ótimo país para o turismo”. “As pessoas são humildes. No ofício de servir, o profissional tem que ser humilde e nunca esquecer que o cliente é que manda”, salientou. “A noção de servir e Portugal conjuga muito bem”.

“O sonho tornou-se realidade”, constatou sobre a organização deste ano da EHF. “O homem que sonhou ter esta iniciativa na escola deve estar feliz hoje”. “Foi feito com amor”, terminou.

Ourém | "Natal na Europa" atraiu curiosidade e superou expetativas da EHF (c/vídeo)
Christiane Keller (esq.) concebeu há 25 anos a ideia de um evento que pudesse estimular a partilha de tradições gastronómicas entre as escolas de hotelaria europeias. Foto: mediotejo.net

A memória de Francisco Vieira esteve presente um pouco por todo o “Christmas in Europe”, que se realizou poucos meses depois da sua morte. O seu nome foi lembrado na abertura, no domingo, e recordado com emoção pelos que com ele conviveram. Até porque a iniciativa superou as expetativas da EHF, com três dias de um mercado de Natal que conseguiu despertar a curiosidade dos fatimenses e de quem passou pelo parque 13 do Santuário de Fátima. Para além do muito público, a feira foi visitada também pelas escolas.

“O balanço é extremamente positivo”, constatou Renato Guiomar, diretor pedagógico da EHF, “este ano tivemos umas adesão extraordinária”, o que nem sempre é fácil com um evento que decorre durante a semana. Em Fátima estiveram presentes 21 escolas de 15 países com culturas muito diferentes, mas  “quando se trata de natal as pessoas unem-se”.

“Para os alunos é a abertura de horizontes”, frisou, destacando que toda a escola, incluindo professores, se envolveu no certame, permitindo aos alunos aprender também junto dos colegas europeus outras formas de cozinha e confeção. “Sentem-se muito enriquecidos”, destacou.

Da parte das escolas visitantes ficou também uma boa impressão, com um programa preenchido e muito interativo.

O próximo “Christmas in Europe” é em Riga, na Letónia.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here