Ourém | Ministros entregam certificado de qualidade a Posto da GNR de Fátima

Ministros entregam certificado de qualidade a Posto da GNR de Fátima. Foto: CMO

O Posto Territorial de Fátima da GNR recebeu esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a certificação referente à norma ISO 9001:2015, norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, constituindo-se como referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Segundo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o programa de certificação de qualidade vai estender-se a todos os comandos da GNR ao longo do ano de 2020 e alargar-se às divisões, começando pelas de Tomar (à qual pertence o posto de Fátima) e de Alenquer (a que pertence o da Azambuja).

As cerimónias que assinalaram a certificação de qualidade com a norma ISO 9001/2015 contaram igualmente com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

O projeto, candidatado a fundos europeus, surge no âmbito do plano estratégico “Guarda 2020”, que tem como objetivo “reforçar competências, alavancar capacidades e colmatar lacunas identificadas”, segundo uma nota do Ministério da Administração Interna.

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, marcou presença nesta cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando também com a participação de Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, e do presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva.

PUB

Este projeto piloto define a aplicação de um sistema de gestão de qualidade através da prática de procedimentos que visam o aumento de qualidade do atendimento ao cidadão, de infraestruturas e do patrulhamento, sendo um objetivo futuro a replicação a nível nacional dos sistemas de gestão de qualidade implementados no posto territorial de Fátima.

Com cerca de 500 postos da GNR em todo o país, Fátima e Azambuja foram escolhidos como os primeiros postos com certificação de qualidade da norma ISO9001:2015. Foto: CMO

Nas palavras de Eduardo Cabrita, citado em nota de imprensa, “é uma certificação com alguns procedimentos essenciais para a sensação global de portugal como um dos países mais seguros do mundo”.

Em mais de 500 postos em todo o território nacional, Fátima e Azambuja foram escolhidos como os primeiros postos com certificação de qualidade da norma ISO9001:2015, o que,  segundo o Ministro da Administração Interna, “determina uma padronização muito elevada da atuação dos militares: desde o atendimento ao público, patrulhamento e atividades de fiscalização. Fátima foi colocada como prioridade por ser uma região que ao longo do ano, sobretudo nos momentos das grandes peregrinações é visitada por milhões de pessoas, portanto pretende-se uma resposta mais eficaz e qualitativa neste domínio”, segundo se pode ler na mesma nota.

Após o descerramento da placa referente ao certificado de conformidade, Luís Miguel Albuquerque acompanhou a visita dos Ministros às instalações do Posto territorial de Fátima da GNR.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here