Ourém | Ligação IC9-A1 está no PNI2030 mas execução é incerta

acesso ao IC9 na zona de Santa Catarina da Serra, nas proximidades de Fátima Foto: mediotejo.net

O Programa Nacional de InvestimentoS (PNI) 2030 prevê a construção da ligação entre o IC9 e a A1, na zona de Santa Catarina da Serra, Leiria (saída do IC9 mais próxima de Fátima), mas para já a Câmara de Ourém não tem mais qualquer informação sobre o projeto, em que moldes será executado e quando. Numa reunião com jornalistas a 22 de janeiro, o presidente Luís Albuquerque (coligação PSD-CDS Ourém Sempre) manifestou-se satisfeito com a inclusão do projeto no PNI 2030, mas foi constatado que a obra já integrou outros programas e que até se previa que estivesse concluída em 2017.

PUB

Na reunião de câmara privada de 21 de janeiro, segunda-feira, o presidente leu uma declaração sobre o PNI 2030, referindo que “a ligação do IP1/A1 com o IC9 já estava incluída no PET (Plano Estratégico dos Transportes) e posteriormente no PETI3 (Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas), no âmbito do desenvolvimento do interior, com um investimento de aproximadamente 5M€, e estimativa de conclusão no 2.º semestre de 2017, no entanto nunca foi realizado”.

Sendo “com satisfação que verificamos que no PNI2030 continua prevista a ligação do IP1/A1 à IC9”, o executivo espera porém “que a sua execução se desenrole no início do cronograma e não seja arrastada para o final, sob pena de poder ser de novo adiada e vir a fazer parte de algum «PNI2040»”.

“Por outro lado, não podemos deixar de lamentar que a ligação ferroviária da Linha do Norte à Linha do Oeste não esteja contemplada, no entanto, por considerarmos que seria um pólo de desenvolvimento estruturante para Ourém/Fátima e para toda a região, continuaremos a pugnar pelo projeto”, comentou.

Numa sessão com jornalistas a 22 de janeiro, Luís Albuquerque repetiu as mesmas declarações, adiantando que o município não possui mais informação sobre o projeto em causa. A obra, conforme salientou, nem sequer se situa no concelho de Ourém/distrito de Santarém, não obstante ser conhecida como a ligação de Fátima. “Temos que continuar a acompanhar de perto”, afirmou.

PUB

A ligação do IC9 à A1 acompanha a discussão desde o desenho do traçado complementar que liga Tomar à Nazaré, tendo já tido várias soluções. Para o presidente o essencial é que se ligue a saída à zona das portagens, evitando o congestionamento da estrada da Loureira. Mas, salientou, qualquer solução é complexa, uma vez que mexe com a própria concessão da BRISA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here