Ourém/EUA | Mediotejo.net acompanha Fanfarra em viagem de agradecimento aos emigrantes

Fanfarra dos Bombeiros de Ourém Foto: Bombeiros de Ourém

Entre os dias 6 e 10 de junho, o jornal mediotejo.net vai acompanhar a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ourém numa viagem aos Estados Unidos da América (EUA), que tem por objetivo celebrar os 40 anos de reativação do grupo e agradecer todo o apoio que a comunidade luso-descendente tem prestado à corporação ouriense.

A comitiva de 50 pessoas, entre Fanfarra, órgãos sociais dos Bombeiros e autarcas, incluindo o presidente da Assembleia Municipal de Ourém (AMO), João Moura, viaja no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, tendo pela frente um extenso programa de participação, cerimónias oficiais e convívio com os emigrantes ourienses nos EUA.

“O objetivo principal é agradecer a toda a comunidade luso-americana todo o apoio prestado à corporação e aproveitamos para celebrar os 40 anos da reativação da Fanfarra”, adiantou ao mediotejo.net o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, Rui Neves.

PUB

A corporação dos Bombeiros de Ourém deslocou-se já por três vezes nos últimos anos aos EUA, tendo conseguido nessas viagens angariar fundos, junto da comunidade emigrada ou luso-descendente, para adquirir viaturas necessárias à prestação de assistência e socorro, nomeadamente duas viaturas florestais e uma ambulância.

Nas últimas semanas têm decorrido os ensaios da Fanfarra para esta viagem, onde vão entoar, entre outros, o hino norte-americano. O grupo de 50 pessoas que acompanha esta jornada tem sido um desafio à organização, mas Rui Neves manifestou-se extremamente satisfeito com a forma como tem decorrido o processo. Para o responsável, o momento mais emblemático da viagem será o hastear da bandeira portuguesa em Yonkers, Estado de Nova Iorque, a 8 de junho.

PUB

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, vai-se fazer representar pelo seu Chefe de Gabinete, pelo que caberá a João Moura a representação institucional do município de Ourém, estando previsto no programa a entrega da medalha de ouro da AMO ao presidente de Yonkers.

Ao mediotejo.net, João Moura adiantou a forte presença ouriense que existe na zona de Newark, no Estado de Nova Jérsia, sobretudo de naturais de Fátima.

“Quando houve uma forte emigração para os EUA, os que partiram concentraram-se em Nova Jérsia, sobretudo pessoas de Fátima”, explicou o autarca. É esta comunidade que tem vindo a ajudar os Bombeiros, ligação que se estreitou nos últimos anos com a atual gestão da Associação Humanitária.

A presença desta comitiva lusa “é um estímulo à comunidade ouriense, mas também à comunidade portuguesa no seu todo”. “Nós teremos essa responsabilidade de representar Portugal e é nesse espírito que vou estar presente”, adiantou o presidente da AMO.

Questionado sobre que mensagem pretende deixar ao povo norte-americano, João Moura frisou que num tempo de tanta desconfiança com comunidades estrangeiras, a “comunidade portuguesa sempre foi considerada sociável, de boa integração, apesar de manter as suas especificidades. O português é uma cidadão muito respeitador”. “É um imenso orgulho que temos nesses portugueses que partiram em busca de uma vida melhor e não só tiveram sucesso como ainda ajudam”, constatou.

No programa da viagem está uma visita ao Portuguese Instructive Social Clube de Elizabeth, dia 6, uma visita a um quartel de Bombeiros de Elizabeth e ao Sport Clube Português de Newark, dia 7, seguindo-se a primeira grande atuação da Fanfarra dia 8, pelas 11h00, em Yonkers, com visita ao Club Português de Yonkers onde vai decorrer um arraial à portuguesa. No domingo, dia 9, há missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth, após a qual decorre um desfile em Newark onde a Fanfarra vai tornar a atuar (está prevista uma emissão em direto da SIC).

Na segunda-feira, 10 de junho, os Bombeiros vão ainda ter oportunidade de visitar o Memorial do 11 de Setembro, em Nova Iorque.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here