Ourém | Construção do Parque da Cidade de Fátima arranca ainda este ano (c/vídeo)

projeto do Parque de Fátima é uma ambição da junta de freguesia, uma vez que a cidade, apesar do grande crescimento dos últimos 20 anos, não tem nenhum espaço do género. Foto: mediotejo.net

O futuro Parque da Cidade de Fatima, nas pedreiras do Moimento, deverá começar a ser construído ainda este ano e por três fases, devendo estar concluído dentro de um ano, referiu o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, aquando a assinatura de um contrato de comodato com a junta de freguesia de Fátima no domingo, 18 de junho. A obra ronda os 750 mil euros e será financiada pelo município, estando equacionado um parque de merendas, um auditório, um “espelho de água” (estrutura mais pequena que uma piscina), entre outras estruturas.

PUB

Segundo o presidente da junta de Fátima, Humberto Silva, o contrato de comodato entrega há Câmara de Ourém por um período de 30 anos cerca de 30 mil metros do terreno das pedreiras do Moimento, de onde saíram as pedras para a construção do Santuário de Fátima. O projeto continua a ser o mesmo que o que foi apresentado na assembleia de freguesia de Fátima de 29 de setembro: um espelho de água onde se poderá dar mergulhos, um auditório ao ar livre, um bar, campo de futebol, campo de ténis, entre outros equipamentos.

Humberto Silva, presidente da junta de Fátima

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 18 de Junho de 2017

O projeto terá três fases, a arrancar já este ano com a vedação do terreno “devido ao vandalismo”, explicou Humberto Silva. Segue-se depois a “proteção destas arribas com estacaria para que ninguém se aleije e se magoe” e depois a instalação de um parque de merendas com 20 mesas e uma estrada em calçada “para ser enquadrada dentro da natureza”. Paulo Fonseca referiria no seu discurso que a obra estará concluída dentro de um ano, mas Humberto Silva manifestou à comunicação social algumas dúvidas com o prazo. “Penso que num ano não deve ser fácil”, constatou, referindo que só o espelho de água é uma estrutura com alguma complexidade de obra.

Já Paulo Fonseca referiu que a construção do Parque nas pedreiras do Moimento vai proporcionar a criação de “uma nova centralidade” na cidade a cerca de um quilómetro do Santuário de Fátima. Ao lado nascerá a futura Escola de Hotelaria de Fátima e o futuro Lar da Santa Casa da Misericórdia. “Este é o lugar do futuro de Fátima”, salientou.

Ourém | Construção do Parque da Cidade de Fátima arranca ainda este ano (c/vídeo)
Junta de Freguesia de Fátima homenageou todos os presidentes de junta e de assembleia de freguesia dos últimos 40 anos. Foto: mediotejo.net

A assinatura deste contrato foi um dos pontos altos do Festival da Paz, integrado nas Festas de Ourém, que celebra os 40 anos de passagem de Fátima a vila, aglomerando vários lugares da envolvente da aldeia de Fátima e Cova da Iria, e 20 anos de cidade. “Ao longo deste século muito tem mudado”, frisaria Humberto Silva no seu discurso, recordando a aspiração da parte da sua população de um dia a localidade vir a ter autonomia administrativa.

Foram também homenageados durante a sessão os presidentes da junta e de assembleia de freguesia dos últimos 40 anos.

 

 

 

 

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here