Ourém | Bombeiros de Fátima inauguram Escolinha com 34 alunos (c/fotos)

Escolinha é mais um passo na construção da jovem corporação fatimense, que aguarda por um novo quartel Foto: mediotejo.net

A adesão surpreendeu a própria corporação: a “Escolinha de Infantes e Cadetes” dos Bombeiros de Fátima foi apresentada no sábado, 15 de dezembro, já com 34 alunos inscritos. A funcionar provisoriamente na antiga escola primária de Lombo d’Égua, o espaço recebeu o nome do primeiro Comandante dos Bombeiros de Fátima, Costa Pereira.

PUB

A tarde teve início com a entrega de insígnias aos 34 infantes e cadetes no quartel dos Bombeiros na Cova da Iria, e onde intervieram as entidades oficiais, seguindo-se a inauguração da escola, com uma deslocação ao bairro de Lombo d’Égua.

O presidente da Câmara, Luís Albuquerque, mostrou-se orgulhoso pela atitude dos jovens presentes que “merecem as melhores condições possíveis para desenvolverem as suas aptidões. As antigas instalações da escola primária de Lombo d’Égua, cedida a termo temporário pelo município de Ourém, têm esse potencial”.

Ourém | Bombeiros de Fátima inauguram Escolinha com 34 alunos (c/fotos)
Na abertura da escola os Bombeiros conseguiram 34 alunos Foto: CM Ourém

O presidente da Câmara relembrou ainda que o recente protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, para a aquisição de terrenos onde será edificado o novo quartel de bombeiros, será mais condizente com a dimensão desta corporação.

Já o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, comparou os jovens formandos “aos “super-heróis que assistimos nos filmes de animação”, referindo contudo que “os bombeiros são verdadeiros heróis, não são de ficção”.

PUB

Ao mediotejo.net, o Comandante dos Bombeiros de Fátima, Gaspar Reis, admitiu que foi com alguma surpresa que a corporação viu esta adesão à “Escolinha de Infantes e Cadetes”, constatando que os pais responderam ao apelo, talvez por alguma curiosidade. Com menos de duas décadas, os Bombeiros de Fátima esperam assim prestar um serviço à comunidade e garantir a continuidade da instituição na cidade de Fátima.

Segundo o responsável os jovens vão aprender as linhas básicas de prevenção e socorro e, no geral, a corporação vai procurar “prepará-los para a vida”. As aulas serão ministradas por bombeiros que são professores, sob gestão do Chefe João Rodrigues e direção de Sérgio Lopes. As aulas funcionam aos sábados, das 10h00 às 12h00. Aceitam-se infantes a partir dos seis anos, sendo que a criança mais jovem atualmente possui oito anos.

“Confiem em nós e no trabalho que estamos a fazer com eles”, foi a mensagem deixada por Gaspar Reis.

Ourém | Bombeiros de Fátima inauguram Escolinha com 34 alunos (c/fotos)
Escola recebe o nome do primeiro Comandante dos Bombeiros de Fátima, Costa Pereira (à direita) Foto: mediotejo.net

A escolinha recebeu o nome do Comandante Costa Pereira, o primeiro comandante da corporação, entre 2003 e 2008, homenagem que Luís Albuquerque considerou “justa”. “A sua vida confunde-se com a dos bombeiros”, afirmou.

À comunicação social, Costa Pereira, hoje com 77 anos, recordou a sua carreira e a sua chegada a Fátima para dirigir a nova corporação, constatando as condições deficitárias que esta ainda hoje possui em termos de quartel. “Há 15 anos que andamos a lutar pelo quartel”, referiu, esperando que o processo esteja atualmente no bom caminho.

O Comandante começou a dar formação a bombeiros em Caxarias, tempo depois passado para Ourém. A adesão de jovens à escolinha é “espetacular”. “Em Fátima parece que sentiu-se qualquer coisa diferente. Estou a aplaudir com sinceridade os pais dos miúdos”, afirmou.

Ourém | Bombeiros de Fátima inauguram Escolinha com 34 alunos (c/fotos)
A escola recebe crianças dos 6 aos 17 anos Foto: mediotejo.net

O bombeiro que “quando tocava a sirene o resto ficava para trás” manifestou-se ainda comovido com a homenagem de ter o seu nome associado à escola.

Seguiu-se o jantar, onde a associação humanitária entregou aos bombeiros 90 casacos de abafo, 35 polares e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Comandante Costa Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here