Ourém | ACISO mantém perspetivas de crescimento do turismo de Fátima

Presidente da ACISO, Domingos Neves, manifestou-se confiante com crescimento do turismo Foto: mediotejo.net

A ACISO – Associação Empresarial Ourém Fátima apresentou na segunda-feira, 20 de maio, o balanço das atividades desenvolvidas entre 2016 e 2019 para promover a marca “Fátima”, com ações concretizadas mediante financiamento de fundos europeus e apoio municipal.  Workshops religiosos, turismo de herança judaica e visitas mundiais dos empresários de Fátima, Ourém, têm consolidado e destacado a marca Fátima.

PUB

Para o presidente da ACISO, Domingos Neves, 2018 “foi um ano fantástico”, tendo-se registado “uma continuidade muito forte” da atividade do ano de 2017. O responsável acredita assim que 2019 “vai ser um ano de crescimento de turismo em Fátima”, na senda do aumento dos visitantes com origem na Ásia.

Para o presente ano, mesmo já sem fundos disponíveis mas aguardando a resposta a outras candidaturas, a ACISO pretende realizar 13 ações promocionais de Fátima, em países como Índia, Coreia do Sul, Vietname, EUA ou Polónica.

Este é um processo que tem vindo a decorrer desde 2016, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do município de Ourém, e que já atravessou vários continentes, com especial foco na América latina e na Ásia, onde surgem focos de peregrinação em grande crescimento.

A “cereja no topo do bolo”, como o definiu Domingos Neves, foi o Workshop Internacional de Turismo Religioso de março, o maior de sempre e com o maior número de reuniões realizadas (mais de 5 mil), que atingiu a lotação máxima do Centro Pastoral Paulo VI e trouxe pela primeira vez um destino convidado, Israel. Para a próxima edição, adiantaria o responsável, há já três destinos interessados em marcar presença.

PUB

“Vai ser mais um ano de crescimento de turismo em Fátima. Os números mostram isso e o Santuário de Fátima tem ajudado, convidando bispos asiáticos” a presidir as peregrinações, comentou Domingos Neves. A mesma mensagem foi deixada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, frisando que o trabalho realizado tem estado a dar os seus frutos e os números divulgados permitem encarar 2019 como um ano de crescimento.

Presentes na sessão estiveram ainda Jorge Brandão, da CCDR Centro, e João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém. O primeiro elogiou os resultados positivos, o segundo lançou o desafio à ACISO de ajudar o município de Ourém a encontrar um modelo de como a marca Fátima possa auxiliar o comércio e indústria do restante concelho.

Para além de várias viagens de promoção e participação em feiras internacionais de turismo, o dinheiro financiado à ACISO deu ainda origem a vários suportes promocionais, como um diretório de empresas, um site e um mapa de Fátima. Foi ainda patrocinada a visita a vários jornalistas internacionais, que realizaram reportagens sobre a cidade religiosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here