Nersant: Associação apresentou oportunidade de internacionalização para o Gana

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, organizou na sua sede em Torres Novas, um Café Temático sobre as oportunidades de internacionalização para o Gana, país da África ocidental com grande potencial de crescimento.

PUB

PUB

“O Gana é um país cheio de virtudes”, começou por dizer Carlos Lacerda, da CH Business Consulting, lançando o mote para o debate sobre este país. Segundo este profissional com vasta experiência no país, o Gana tem várias oportunidades que as empresas de Santarém devem aproveitar, começando por referir que o Gana detém hoje em dia cerca de 26 milhões de habitantes (contra 7 milhões, em 1960), sendo que este severo crescimento populacional tem repercussões ao nível das necessidades da economia.

Outra das vantagens é o facto de o país, por ter sido uma colónia inglesa, ter herdado a língua e a cultura inglesa. O Gana é, por exemplo, um dos poucos países em África onde a religião predominante não é a muçulmana, mas sim a cristã protestante, e um dos três países em África onde é mais fácil realizar negócio.

Ao nível de setores de atividade com oportunidades para as empresas portuguesas, foram detalhadas a riqueza agrícola, com especial destaque para o cacau, sendo este país o segundo maior produtor mundial deste bem, a riqueza mineral, sendo o ouro um dos minerais mais abundantes e até a riqueza ao nível do petróleo, combustível que só recentemente foi descoberto neste país e que levou a uma grande crescimento económico.

O facto de a indústria ser ainda incipiente, mas com mão-de-obra vasta e qualificada, pode também representar uma oportunidade para as empresas portuguesas em diversos setores de atividade. As energias renováveis, bem como o turismo, são de igual forma setores promissores, devido ao investimento que o Governo está a fazer nos mesmos.

PUB

Missão empresarial agendada

Face às reais oportunidades de negócio para as empresas da sua área de abrangência, a NERSANT decidiu agendar uma missão empresarial a este país, entre 28 de março e 01 de abril. António Campos, Presidente da Comissão executiva da NERSANT, explicou que em todas as missões empresariais que organiza “a associação trabalha com parceiros locais”, para que sejam agendadas todas as reuniões com entidades oficiais e com empresas locais.

As pré-inscrições para a missão empresarial ao Gana estão a ser recebidas pela NERSANT até dia 04 de fevereiro, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here