Museus de Sicó e Tramagal representam Portugal no “The Best in Heritage” na Croácia

Museu MDF integra conferência na Croácia com melhores museus do mundo. Foto: mediotejo.net

Os Museus de Sicó e de Tramagal são os projetos portugueses representados na conferência/prémio “The Best in Heritage”, que junta em Dubrovnik, na Croácia, de 25 a 27 de setembro, museus e projetos de conservação de património de todo o mundo, vencedores de prémios internacionais.

PUB

Distinguidos em 2018 com o Prémio Museu do Ano pelo Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e com o grande prémio “Heritage in Motion 2018”, que elege os melhores projetos culturais multimédia da Europa, o Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), em Tramagal (Abrantes), e o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, respetivamente, ganharam assento no “The Best in Heritage” deste ano, que se realiza em Dubrovnik, na Croácia, de 25 a 27 de setembro.

“É um orgulho e um momento único o Museu de Tramagal ser a voz de Portugal nesta conferência mundial, poder representar o nosso país e mostrar o que de melhor tem Portugal, neste caso com o Museu MDF do Tramagal, as suas pessoas, e o seu legado histórico-industrial”, disse ao mediotejo.net o vereador da Câmara de Abrantes, Luís Dias.

Questionado sobre a presença do Museu MDF lado a lado com os melhores museus mundiais, na Croácia, alguns deles com orçamentos milionários, o vereador da Cultura disse que o Museu de Tramagal, inaugurado a 1 de maio de 2017, “é um projeto simples” tendo feito notar que “a museologia do século XXI está ligada às narrativas” e não tanto às peças ou aos edifícios”.

“A simplicidade da nossa narrativa, num projeto pequeno e humilde, conta uma história única de vida de uma comunidade e de uma fileira industrial, num contexto geográfico local com desafios globais, e essa simplicidade teve o reconhecimento nacional e agora vamos ser a voz de Portugal, num momento único”, reiterou.

PUB

“Na Croácia, estaremos a falar de Tramagal e do Museu MDF para todo o mundo”, disse o vereador Luís Dias, que rumará a Dubrovnik com Lígia Marques, museóloga responsável pelo equipamento cultural de Tramagal.

Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), fábrica que operou em Tramagal, Abrantes, e que tornou a borboleta num símbolo de poderio industrial, FOI inaugurado no dia 01 de maio de 2017, às 11:00. Foto: mediotejo.net

Os projetos nacionais estão entre os mais de 40 premiados convidados a partilhar experiências no âmbito da inovação e eficácia na preservação e comunicação do património, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Brasil, o Museum of Contemporary Art Chicago: SPACE (School Partnership for Art and Civic Engagement), dos Estados Unidos, o EMMA – Espoo Museum of Modern Art, Espoo, Finlândia, ou o State Museum of History of GULAG, em Moscovo, na Rússia.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), em Tramagal, no concelho de Abrantes (Santarém), foi distinguido em 2018 com o prémio “Melhor Museu do Ano” pela Associação Portuguesa de Museologia, tendo obtido ainda uma menção honrosa na categoria “Investigação”, pelo trabalho coordenado pela jornalista Patrícia Fonseca e publicado no livro “1879-1997 | Metalúrgica Duarte Ferreira, uma história em constante metamorfose”.

Inaugurado no Tramagal em 01 de maio de 2017, o Museu MDF conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, e a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira, em 1997, contando com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.

Museu da MDF, em Tramagal. O Melhor Museu do ano 2018

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova (Coimbra), por sua vez, foi distinguido o ano passado com o grande prémio “Heritage in Motion 2018”, que elege os melhores projetos culturais multimédia da Europa, tendo o museu sido ainda vencedor na categoria “Aplicações e Experiências Interativas”, em cerimónia realizada em Aarhus, na Dinamarca.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal.

Promovido conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, o Prémio “Heritage in Motion” destina-se a distinguir os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural, tangível e intangível.

“The Best in Heritage” acontece sob a égide de organismos como o ICOM – Conselho Internacional de Museus e a federação para o património cultural Europa Nostra.

C/LUSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here