Médio Tejo | Vinte doces da região estão apurados para as 7 Maravilhas

Palha de Abrantes. Foto: Tagus

Da Palha de Abrantes às Fatias de Tomar, das Tigeladas da Sertã ao Pastel de Feijão de Torres Novas, a doçaria da região do Médio conseguiu ver apuradas 20 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal, entre as 420 a nível nacional. Isto depois de terem concorrido 907 doces à primeira fase do concurso.

PUB

De entre os 13 Municípios do Médio Tejo, a Sertã é o que tem maior representatividade neste concurso, com seis doces em diferentes categorias: Tigelada, Mel Multifloral da Sertã, Geleia de Medronho, Filhós, Coscoréis e os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim.

Das candidaturas apresentadas pelo Município de Torres Novas foram selecionadas para a fase seguinte os Figos Casa das Rendufas, Bolo de Cabeça, Negro de Torres Novas e Pastel de Feijão de Torres Novas.

Ferreira do Zêrere conseguiu ver apuradas as candidaturas dos doces Bons Maridos, Pudim de Abóbora e Bolinhos dos Santos. Tantas como Ourém: Bolo do Arco, Mel da Serra de Aire e Cremoso de Azeite em Coração de Pinhão e sua Telha Crocante de Mel.

Como não podia deixar de ser, e tratando-se dos doces mais emblemáticos da região, Tomar está representado pelas suas Fatias e Abrantes com a sua Palha.

PUB

Um painel de especialistas, constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas, votou e ficaram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Agora esta lista será reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público.

“Os portugueses estão gulosos por este projeto e vemos isso enquanto o processo de votação avança. Para nós, organização, que acompanhamos o processo desde o primeiro momento é fascinante ver como a eleição vai crescendo, vai ganhando forma e se torna numa oportunidade de projeção e divulgação dos doces e das suas regiões. São centenas os doces que já se comunicaram como candidatos às 7 Maravilhas e que vêm só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

“A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo.”

Estes 140 doces serão votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um grande júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A gala final decorre a 7 de setembro. Dos 14 finalistas apurados vão ser então eleitos as 7 maravilhas doces de Portugal.

Candidatos da Região do Médio Tejo

Concelho Doce Categoria
Abrantes Palha de Abrantes Doce de Território
Ferreira do Zêzere Bolinhos dos Santos Doces Festivos
Ferreira do Zêzere Bons Maridos Bolo de Pastelaria
Ferreira do Zêzere Pudim de Abóbora Doce de Colher e Doce à Fatia
Ourém Bolo do Arco Doces Festivos
Ourém Cremoso de Azeite em Coração de Pinhão e sua Telha Crocante de Mel Doces de Inovação
Ourém Mel da Serra de Aire Doces de Fruta e Mel
Sertã Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim Doce de Território
Sertã Coscoréis Doces Festivos
Sertã Filhós Doces Festivos
Sertã Geleia de Medronho Doces de Fruta e Mel
Sertã Tigelada Doce de Colher e Doce à Fatia
Sertã Mel Multifloral da Sertã Doces de Fruta e Mel
Tomar Fatias de Tomar Doce de Território
Torres Novas Bolo de Cabeça Doces Festivos
Torres Novas Figos Casa das Rendufas Doces de Fruta e Mel
Torres Novas Negro de Torres Novas Doces de Inovação
Torres Novas Pastel de Feijão de Torres Novas Bolo de Pastelaria
Vila de Rei Mel de Vila de Rei Doces de Fruta e Mel
Vila de Rei Pudim de Vila de Rei Doce de Colher e Doce à Fatia

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here