Médio Tejo | Universidade do Porto apoia empregabilidade na região

Presidente de Alcanena, Fernanda Asseiceira, assinou o protocolo com a Universidade do Porto Foto: CM Alcanena

Na quinta-feira, 8 de março, os municípios de Alcanena, Sardoal e Mação assinaram um protocolo de colaboração, entre 20 autarquias do país, com a Universidade do Porto. Este projeto visa apoiar a empregabilidade de estudantes e recém-graduados e combater a desertificação do interior, refere nota de imprensa.

PUB

“O presente protocolo visa o estabelecimento de uma relação de parceria entre as partes, com vista ao desenvolvimento de atividades conjuntas, em prol da sensibilização do mundo académico para a importância do mundo do trabalho, através da promoção de atividades de empregabilidade”, esclarece um comunicado de imprensa da Câmara de Alcanena.

“A partir desta parceria, os municípios terão acesso a um banco de currículos de estudantes e diplomados, registados no Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade da Universidade do Porto. O objetivo é que as empresas do concelho possam, com base nesta sinergia, encontrar e recrutar perfis para oportunidades de emprego qualificado nas suas regiões”, adianta.

A Universidade do Porto vai ainda potenciar o desenvolvimento de projetos de investigação, que permitam introduzir inovação nas empresas instaladas nestes concelhos. Por outro lado, prevê-se que as autarquias acolham, sem custos, os candidatos selecionados pelas partes intervenientes no mesmo.

“O objetivo é fomentar a aproximação entre o universo empresarial e a universidade, de forma a permitir uma cada vez maior convergência entre a saída dos jovens do mundo académico e a entrada na vida profissional, apoiando a empregabilidade de estudantes e recém-graduados”, termina.

PUB

Para além de Alcanena, Mação e Sardoal, no Médio Tejo, assinaram o mesmo protocolo outros municípios da região, como Ponte de Sor, Porto de Mós ou Vila Velha de Ródão. A cerimónia contou com a participação da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, bem como dos Reitores das Universidades do Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo e Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here