Médio Tejo | União Europeia financia iniciativas que aproximem a Europa dos Cidadãos

União Europeia financia iniciativas que aproximem a Europa dos Cidadãos. Foto: CIMT

A sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebeu em Tomar, no dia 25 de junho, uma sessão de informação sobre Medidas de Financiamento do “Programa Europa para os Cidadãos”, estando disponível um pacote de financiamento de 17, 2 milhões de euros para apoio a iniciativas que aproximem a Europa dos cidadãos.

PUB

Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, apresentou o programa aos cerca de vinte representantes das Câmaras Municipais do Médio Tejo tendo referido que o “Programa Europa para os Cidadãos” tem dois grandes objetivos, que se prendem, por um lado, com a “promoção de um papel mais ativo no desenvolvimento da União Europeia, aproximando a Europa dos seus cidadãos”, e um segundo objetivo, por outro lado, direcionado ao “incentivo da participação democrática e cívica para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns”, refere a CIMT em nota de imprensa.

O “Programa Europa para os Cidadãos” apoia projetos que reflitam sobre os regimes totalitários, que marcaram a história moderna da Europa e projetos que permitam fomentar a cidadania europeia e incentivem à participação cívica dos cidadãos, nomeadamente sobre a Geminação de Cidades, Redes de Cidades e Projetos da Sociedade Civil, estando as candidaturas abertas até ao dia 1 de setembro.

São elegíveis, nas candidaturas ao Programa, todas as organizações sem fins lucrativos com personalidade jurídica, municípios e autoridades locais, referiu Zélia Dias, dando conta que o financiamento contemplado para 2019 é de 17, 2 milhões de euros.

A sessão foi iniciada com Miguel Pombeiro, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que agradeceu a presença dos oradores, deixando o compromisso por parte da CIMT “de uma maior divulgação nos projetos que são cofinanciados pela União Europeia”, evidenciando o contributo que conferem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da região.

PUB

Na iniciativa também marcou presença um representante da Associação Viver Entre Amigos, de VN da Barquinha, na qualidade de coordenadora do projeto “O voluntariado Local no Projeto Europeu”.

O último painel foi reservado à Câmara Municipal de Torres Novas, na qualidade de parceira do projeto “Small Municipalities Against Eurocepticism” com a vereadora, Elvira Sequeira e o chefe de divisão, Jorge Simões.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here