Médio Tejo | Por onde anda o festival ZêzereArts esta semana?

Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

A música erudita do ZêzereArts começou marcar presença em três concelhos do Médio Tejo no passado dia 15 de julho e seguiu “além fronteiras” regionais até ao Mosteiro da Batalha. Esta semana terminam os concertos em Tomar, Vila Nova da Barquinha, assim como no distrito de Leiria, e começam a preparar-se as despedidas que são feitas em Ferreira do Zêzere nos dias 3 e 4 de agosto.

PUB

O primeiro momento musical desta semana teve lugar na quarta-feira, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, com um solo de violoncelo de Óphelie Gaillard. Na quinta-feira, à mesma hora, os estudantes, professores, solistas e cantores da Orquestra ZêzereArts atuaram no Claustro D. João III no Convento de Cristo, em Tomar.

Esta sexta-feira, o festival mantém-se na cidade templária e ruma até ao concelho de Vila Nova da Barquinha. O Cine-Teatro Paraíso recebe um recital dos estudantes do Curso ZêzereArts e da Masterclasse de Ophélie Gaillard às 15h00 e o Castelo de Almourol serve de inspiração aos estudantes, professores, solistas e cantores da Orquestra ZêzereArts a partir das 22h00.

PUB
O festival volta a passar pelo Convento de Cristo, em Tomar. Foto: mediotejo.net

É em Ferreira do Zêzere – terra natal do festival idealizado e materializado pelo maestro Brian MacKay em 2011 – que se fecha o programa deste ano, iniciado com a inauguração da exposição “Create Portugal”, patente no Posto de Turismo de Dornes até ao final do evento.

Esta semana, a Igreja Matriz de Areias transforma-se no palco do Concerto de Gala interpretado por estudantes, professores, solistas e cantores da Orquestra ZêzereArts, o Grupo Coral Ferreira do Zêzere, a Associação Canto Firme de Tomar, a Associação Concórdia Música do Entroncamento e o Grupo Coral de Tancos, a partir das 21h00.

PUB

Os últimos espetáculos estão agendados para a mesma hora nos dias 3 e 4 de agosto e têm lugar no Cine-Teatro Ivone Silva, marcando um dos pontos altos do programa com a apresentação integral, nos dois dias, da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, dirigida por ​Brian MacKay e encenada por ​Roberto Recchia​, ​aos quais se junta um elenco com duas dezenas de atores e músicos.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here