Médio Tejo | Encontro marcado com a música erudita do ZêzereArts

ZêzereArts 2017 no Convento de Cristo, em Tomar. Foto: mediotejo.net

A música erudita do ZêzereArts vai andar pela região a partir deste domingo, dia 15, com duas dezenas de espetáculos dentro e fora de portas em Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha. Os cursos de verão e masterclasses voltam a integrar o programa que este ano tem ponto alto na apresentação integral das “Bodas de Fígaro” e da obra que David Miguel, compositor residente desta oitava edição, criou exclusivamente para o festival.

PUB

A região tem-se habituado a partilhar os meses mais quentes com o ZêzereArts desde 2011, ano em que o maestro Brian MacKay materializou o desejo de criar um evento associado à música erudita. O festival está de regresso para mais uma edição, que se realiza entre os dias 15 de julho e 4 de agosto, percorrendo os concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha.

Mozart, Tchaikovsky, Chausson, Dvorak, Villa-Lobos ou Joly Braga Santos são alguns dos compositores que marcam presença em cerca de duas dezenas de espetáculos ao ar livre, monumentos e salas de espetáculos nos quatro concelhos. O evento mantém a sua vertente formativa e volta a incluir cursos de verão e masterclasses com mais de uma centena de cantores e instrumentistas.

PUB

Entre as novidades dos participantes na oitava edição encontram-se a violoncelista Ophélie Gaillard e os violinistas Gian Paolo Peloso e Eliot Lawson, acompanhados por outros docentes e músicos que têm acompanhado as iniciativas anteriores, como Luís Pacheco Cunha, Catherine Strynckx, Adriano Aguiar, Jorge Alves, Aoife Hiney, Pedro Correia, Ana Queiroz, Taíssa Poliakova Cunha, Nélia Gonçalves, Juliana Mauger e Luís Pereira.

Apresentamos o programa do ZêzereArts, concelho a concelho, para que possa partir à descoberta da música erudita que vai andar por pela região nos próximos tempos.

PUB

FERREIRA DO ZÊZERE

Dornes, Ferreira do Zêzere. Foto: DR

A “terra natal” do ZêzereArts recebe iniciativas nos dias 16, 19 e 28 de julho e é o concelho onde o festival também marca presença em agosto, nos dias 3 e 4. Por aqui é, igualmente, possível visitar a exposição “Create Portugal” que é inaugurada às 17h00 de dia 16 e fica patente durante o evento no Posto de Turismo de Dornes entre as 10h00 e as 18h00, com encerramento para almoço das 13h00 às 14h00.

O primeiro espetáculo tem lugar na Igreja de Nossa Senhora do Pranto, em Dornes, às 18h30 de dia 16, com um concerto coral com orquestra que inclui ensembles vocais e coro do Festival ZêzereArts com direção de Aoife Hiney e Pedro Correia. A 19 é a vez da atuação do Coro de Brockham ​(Reino Unido) e dos estudantes dos cursos de canto lírico sob direção de Patrick Barrett.

Após este concerto coral e de canto lírico com piano no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, o festival regressa no dia 28 e passa pela Igreja Matriz de Areias com um concerto de gala que junta a Orquestra ZêzereArts com estudantes, professores, solistas e cantores, o Grupo Coral de Ferreira do Zêzere, a Associação Canto Firme (Tomar), a Associação Concórdia Música (Entroncamento) e o Grupo Coral de Tancos (Vila Nova da Barquinha).

Os espetáculos de agosto têm lugar no Cine-Teatro Ivone Silva e marcam um dos pontos altos do programa com a apresentação integral, nos dois dias, da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, dirigida por ​Brian MacKay e encenada por ​Roberto Recchia​, ​contando com um elenco que reúne duas dezenas de atores e músicos.

TOMAR

Convento de Cristo, Tomar. Foto: mediotejo.net

A cidade templária acolhe o primeiro momento do ZêzereArts no dia 15 e a música erudita mantém-se no concelho nos dias 18, 20, 21, 26 e 27. O ponto de partida do festival é a Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca com o recital de canto lírico dos estudantes da masterclasse de canto lírico com o pianista Paulo Banaco, a partir das 18h30.

A Igreja de Nossa Senhora da Graça recebe um concerto coral com orquestra, às 21h00 de dia 18, com o coro do festival ZêzereArts e ensemble ZêzereArts sob direção de Aoife Hiney e Pedro Correia. Nas três datas seguintes, o festival marca presença em dois espaços diferentes do Convento de Cristo, começando pelo concerto de música vocal do ZêzereArts Ensembles Vocais na Charola, a partir das 18h30 de dia 20.

No dia 21, o Claustro D. João III recebe um concerto coral sinfónico que junta o coro e a orquestra sinfónica ZêzereArts à soprano Isabel Alcobia sob direção de Brian MacKay. O momento marcado para as 21h00 é um dos mais emblemáticos do festival uma vez que inclui a estreia mundial da obra encomendada para esta oitava edição ao compositor residente deste ano, David Miguel.

O local e o horário repetem-se no dia 26 no concerto da orquestra ZêzereArts com estudantes, professores, solistas e cantores, dando lugar ao Cine-Teatro Paraíso que recebe, às 15h00 de dia 27, o recital dos estudantes do curso ZêzereArts e da masterclasse de Ophélie Gaillard.

VILA NOVA DA BARQUINHA

Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

A música erudita do ZêzereArts vai ter o rio Tejo por perto nos dias 22 e 27 de julho, fluindo através das vozes e instrumentos. Na primeira data, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Praia do Ribatejo, recebe o recital dos estudantes e professores dos cursos de cordas ZêzereArts, a partir das 16h00, e na segunda o Castelo de Almourol é cenário do concerto da Orquestra ZêzereArts, a partir das 22h00, com interpretação de estudantes, professores, solistas e cantores.

BATALHA

Mosteiro da Batalha. Foto: DR

O ZêzereArts viaja até ao distrito de Leiria nos dias 17, 20 e 25 para três momentos dos concertos “Im Perfeitos”, realizados nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, sempre às 21h00. Na primeira data, o Quarteto Lopes-Graça atua com Leonor Braga Santos e ​Varoujan Bartikian em “Noite Transfigurada”. Na sexta-feira, surge a música de câmara dos estudantes e professores dos cursos de cordas ZêzereArts e, no dia 25, é a vez do solo de violoncelo de Óphelie Gaillard.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here