Médio Tejo | Dia Internacional dos Museus com iniciativas por toda a região

Museu. Foto: DR

O Dia Internacional dos Museus é assinalado este sábado, dia 18, com muitos destes espaços culturais a abrirem as suas portas para visitas guiadas, momentos de debate e reflexão, concertos e atividades infantojuvenis e não só! Partilhamos as iniciativas associadas a esta data criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que definiu como tema deste ano “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”.

PUB

A primeira atividade do Dia Internacional dos Museus tem início às 08h30 com a concentração dos participantes inscritos junto do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação para um passeio pedestre ao Vale do Ocreza. A iniciativa organizada pelo museu inclui visita guiada às gravuras rupestres gravadas nas rochas das margens do rio Ocreza, num percurso de 10km e com grau de dificuldade elevado.

A manhã também tem movimento no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), em Tomar, e em dois locais de Constância. O primeiro espaço comemora o seu quarto aniversário nesta data e aguarda visitantes a partir das 10h00, dos quais se despede à noite depois de uma tertúlia, visita guiada, apresentação sobre o Locotrator Drewry CP 1002, restauro da Automotora Nohab 0111 e concerto do grupo “Discantus Projeto”.

O Museu Nacional Ferroviário comemora o quarto aniversário neste dia. Foto: mediotejo.net

O NAC, por sua vez, brinda quem aparecer durante o horário de funcionamento com uma oferta simbólica. O programa de Constância começou na sexta-feira com o Encontro “Património Imaterial de Constância”, às 10h00 na Casa-Memória de Camões, e inclui visitas guiadas ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas. A conferência terminou com a atuação dos TINTINNABVLVM e Maria Cecília Correia, que apresentaram cantigas locais.

Sábado à tarde, quem rumar ao Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia em Fátima, concelho de Ourém, é recebido com “Visitas Guiadas aos Bastidores do Museu”, às 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00, que dão a conhecer as coleções, atividade e projetos sociais a que o museu está ligado ao longo do ano, assim como alguns espaços menos conhecidos.

PUB
O Museu Municipal Carlos Reis tem atividades até à uma da manhã. Foto: mediotejo.net

As atividades no concelho de Torres Novas também têm início às 14h00, hora em que o Museu Municipal Carlos Reis abre as suas portas. Estas só encerram à 01h00 da manhã, depois da inauguração da exposição “RE-VISITAÇÃO”, de Luís Rodrigues “Bretes”, às 17h30, e o espetáculo “Saravá Palavrá”, que homenageia a cultura oral africana e a língua portuguesa a partir das 22h11.

As propostas noturnas não se ficam por aqui na Noite Europeia dos Museus e a Casa do Administrador (Museu Municipal de Ourém) promete “Uma Noite no Museu” às crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, entre as 20h30 e as 22h00, que junta histórias, jogos e visitas.

Por Abrantes, a data foi associada ao encerramento das comemorações dos 500 anos do seu foral e a Praça Raimundo Soares recebe uma recriação histórica a partir das 21h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here