Médio Tejo | Constância, Barquinha e Entroncamento no top 5 dos melhores serviços aos cidadãos

Balcão de atendimento. Foto: DR

Constância, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento estão no top 5 dos concelhos que prestam os melhores serviços aos cidadãos, segundo o “Rating Municipal Português (RMP), o Indicador da Sustentabilidade”. O modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses que foi apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian na passada terça-feira, dia 7, e os presidentes dos três municípios são unânimes em atribuir os resultados ao trabalho coletivo.

PUB

O trabalho coordenado por Paulo Caldas, do Centro de Investigação do Instituto Superior Técnico de Lisboa e ex-presidente do município do Cartaxo, definiu a sustentabilidade dos concelhos portugueses com base em quatro dimensões. Um a um, os 308 municípios foram avaliados em 25 indicadores pelo serviço prestado aos cidadãos, a governação municipal, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira.

Apresentação do Rating Municipal Português, em Lisboa. Foto: CM Entroncamento

A região do Médio Tejo destacou-se na primeira dimensão com três concelhos a ocuparem o top 5, liderado por Constância. Vila Nova da Barquinha aparece em quarto lugar e o Entroncamento em quinto.

A nível nacional é Lisboa que lidera e Constância volta a ser o primeiro concelho do Médio a surgir na lista, em sexto lugar. Neste ranking, o Entroncamento ocupa o 16º lugar e Vila Nova da Barquinha o 39º lugar.

O mediotejo.net contactou os presidentes dos três concelhos que encaram com satisfação os resultados obtidos, tendo os autarcas de Constância e Vila Nova da Barquinha, Sérgio Oliveira e Fernando Freire, salientado que os estudos e os ratings “valem o que valem”.

PUB

Ambos, juntamente com Jorge Faria, do Entroncamento, foram unânimes em atribuir os lugares conquistados ao trabalho desenvolvido globalmente pelos funcionários e entidades envolvidos.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here