Médio Tejo | Caminhos do Ferro para explorar com música, teatro de rua e percursos artísticos

Espetáculo de rua "Inbox" dos artistas franceses Soralino: Foto: DR

A primeira etapa anual do projeto Caminhos volta a ter como mote as linhas férreas e é pelo Ferro que se juntam quatro concelhos da região desde sexta-feira, dia 12, e até este domingo, 14 de abril. Um fim-de-semana prolongado em que Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas recebem concertos, espetáculos de teatro de rua e percursos artísticos com sotaque português, brasileiro, espanhol e francês.

PUB

A música junta no programa o cantor brasileiro Rubel e os portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester. O primeiro passou pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes às 21h30 de dia 12, e passa pela Casa do Povo de Riachos (Torres Novas) às 22h30 deste sábado, dia 13, e pelo antigo Estúdio 121 (Entroncamento) às 17h00 de domingo, dia 14. A dupla de pianistas sobe ao palco do Cine-Teatro Paraíso em Tomar, este sábado, às 21h30.

O teatro é trazido às ruas do Médio Tejo durante a apresentação dos espetáculos “Envà”, da dupla espanhola Amer i Àfrica, e “Inbox”, dos franceses Soralino. Os primeiros pararam na sexta-feira, no Largo da Igreja Paroquial de Riachos (Torres Novas), páram este sábado, ás 21:30, na Praça Raimundo Soares, em Abrantes. Os segundos passaram pela Praça da República (Tomar) no dia 12 e vão estar pelo Parque Urbano de Abrantes às 11h00 de domingo, dia 14.

O cantor Rubel atua nos três dias dos Caminhos do Ferro. Foto: Carolina Vianna

À semelhança da música e do teatro de rua, os percursos artísticos também surgem em dose dupla nesta edição dos Caminhos do Ferro e são apresentados em dois concelhos. No de Abrantes, a proposta foi criada por Talkie Walkie com Manuel Tur e no de Torres Novas pode explorar-se a idealizada pelo coletivo Terceira Pessoa.

No caso abrantino, o encontro está marcado para as 10h30 nos três dias e o ponto de partida é o Mercado Municipal de Abrantes (Esplanada 1º de Maio), seguindo-se de autocarro até às Mouriscas. No caso torrejano, o percurso artístico tem início na Estação Ferroviária dos Riachos, onde se juntam os participantes às 10h30 e 16h30 dos dias 13 e 14.

PUB

Os Caminhos do Ferro estão a pleno vapor e são a primeira etapa das três que marcam o calendário anual. Os Caminhos da Água atravessam Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei e Vila Nova da Barquinha de 12 a 14 e 19 a 21 de julho e os Caminhos da Pedra cruzam Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha de 11 a 13 e 18 a 20 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here