Médio Tejo | Caminhos da Água levam teatro de rua e circo a sete concelhos

Os argentinos Chimichurri marcam presença nos Caminhos da Água 2019 com espetáculo circense. Foto: DR

Mais de 20 espetáculos de teatro de rua e circo contemporâneo, com quatro estreias nacionais e participação de 12 artistas e grupos de sete países, vão acontecer entre os dias 12 e 21 deste mês no Médio Tejo.

PUB

PUB

No segundo ciclo da programação cultural em rede Caminhos, os Caminhos da Água vão acontecer de 12 a 14 e de 19 a 21 de julho em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação e Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, e Vila de Rei (Castelo Branco), sete dos 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

Com três ciclos anuais – Caminhos do Ferro, em abril, da Água, em julho, e da Pedra, em outubro -, a iniciativa assume como “imagem de marca” os projetos comunitários, com residências artísticas na região, e os percursos artísticos, que deixam “um legado na comunidade local” e tornam o território “uma região de apreciadores de cultura” e de atração de “turistas culturais”, realça a presidente da CIMT, Anabela Freitas, numa nota de divulgação da iniciativa.

Artistas e grupos de Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e Reino Unido vão apresentar espetáculos e dinamizar projetos como a ‘masterclass’ de formação de novos fotógrafos, que “vai além da programação cultural do Caminhos e que envolve a comunidade local”.

Durante quatro fins de semana (de 06 a 28 de julho), o Viagens Na Minha Terra organiza um laboratório de fotografia com Augusto Brázio e Nelson d’Aires, no concelho de Ferreira do Zêzere.

PUB

O programa dos Caminhos da Água abre no dia 12 em Alcanena, com o espetáculo “Boate do Circo Rouages”, às 19:00, no parque Rio dos Cantos, em Espinheiro, realizando-se às 21:30, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, o concerto de Célia Barroca & O Indifado, e às 22:00, no largo Cabral Moncada, em Constância, a atuação do brasileiro Leo Middea.

No dia 13, Ferreira do Zêzere recebe duas sessões de Mimo’s Dixie Band, acolhendo Vila Nova da Barquinha, às 18:00, o “Circo Rouages”, e Alcanena o “Descobrindo o Circo”, dos OME Dual.

O destaque do dia é dado ao concerto de Manel Cruz em Constância (às 22:00, no largo Cabral Moncada).

O último dia do primeiro fim de semana, 14 de julho, oferece “Cinema Insuflável” às crianças, na praia dos Olhos d’Água, em Alcanena, “duas oportunidades” para assistir ao espetáculo “Full Circle”, dos ingleses Avanti Display, em Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha e a “última oportunidade” para ver os “Circo Rouages”, em Constância.

O segundo fim de semana dos Caminhos da Água começa no dia 19 com os argentinos Chimichurri, no largo dos Combatentes, em Mação, e os espanhóis XA! TEATRE, na Praça Barão da Batalha, em Abrantes, espetáculos repetidos no dia seguinte em Vila de Rei (na praia fluvial de Bostelim e em frente ao Mercado Municipal).

O artista de circo italiano Fausto Giori protagoniza “Demenzio” em Mação, nos dias 20 (na praia fluvial de Ortiga e no largo dos Combatentes) e 21 (nas praias fluviais de Cardigos e de Carvoeiro).

A margem norte do Aquapolis de Abrantes recebe no dia 21 de manhã à única atuação de Aimar & CIA, com o espetáculo “ETXEA/CASA/HOME”.

Os Caminhos do Ferro aconteceram em abril em Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas, estando os Caminhos da Pedra programados para acontecer no Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha em outubro.

Cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, o Caminhos arrancou em 2017, envolvendo nesta terceira edição “uma equipa multidisciplinar formada por agentes dos 13 municípios associados da CIM Médio Tejo”, refere a nota.

O projeto surgiu da vontade de apresentar às populações da região “ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional”, acrescenta.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here