Mação | Receitas da gastronomia local dão cor aos muros da vila

Foto: CMM

No âmbito do Mestrado Erasmus Mundus que Mação acolhe através do Museu e Instituto Terra e Memória e que traz dezenas de alunos estrangeiros ao concelho, trouxe a oportunidade de Priscilla Vilela Mendes, finalista da Universidade Jean Monnet, criar autênticos livros de receitas nas paredes de Mação através de pinturas murais.

A aluna, indica a autarquia, fez este ano um trabalho sobre tradições alimentares procurando a valorização do património cultural imaterial nesta área, conjugando as receitas da gastronomia tradicional com intervenções de arte urbana.

As intervenções consistem em pintar, de forma lúdica e artística, receitas locais nos muros das ruas da vila, receitas essas que foram escolhidas por estudantes da Universidade Sénior,  dos restaurantes maçaenses e demais participantes.

PUB
O grande objetivo de Priscilla Vilela Mendes passa por preservar a gastronomia tradicional de Mação, tendo-se baseado na Carta Gastronómica “À Mesa em Mação”. Foto: CMM

Outros objetivos prendem-se com a valorização daquilo que se conhece desta forma de património cultural imaterial; recuperar e promover a nossa cultura; proteger as matérias primas do ponto de vista da nossa biodiversidade e natureza; aproximar as pessoas, envolver a população para que se identifique com as suas próprias tradições e, também, compreender os nossos hábitos alimentares.

O projeto encontra-se em desenvolvimento, mas perspetiva-se a criação de oito espaços de receitas, contando com o apoio do Município de Mação e outros parceiros do projeto, nomeadamente Cristiana Ferreira, Pedro Cura, Florian Dadouchi e própria população maçaense.

PUB

O percurso de receitas deverá ser divulgado em breve, estando ainda dois projetos complementares previstos: uma Exposição Fotográfica e uma Exposição de Receitas e utensílios culinários tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here