Mação | Praia fluvial de Carvoeiro hasteou Bandeira Azul pelo 12º ano consecutivo

Foto: mediotejo.net
Os equipamentos estão a postos para receber os banhistas e visitantes, sendo que a época balnear já iniciou a 9 de junho. Ao final da manhã de dia 12 de junho, terça-feira, foi hasteada a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Carvoeiro, concelho de Mação, um galardão que é sinónimo de qualidade e excelência, e ao qual se juntam as distinções Praia Acessível e Qualidade de Ouro (Quercus). Algo que ganha maior importância numa freguesia fustigada pelos fogos de 2017 e que ganha agora balanço para “virar a página” e apreciar o esverdear da paisagem que aos poucos renasce.
Assim o entende Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, que em declarações ao mediotejo.net reforçou serem o território e os recursos naturais as grandes mais-valias do seu concelho, realçando ainda o “facto inédito” na região e no país com o reconhecimento dado à praia fluvial de Carvoeiro, em doze anos consecutivos, com atribuição de Bandeira Azul pela ABAE.
“É obviamente sinónimo de qualidade, é sinónimo de muito trabalho ao longo de muitos anos no sentido de manter a praia, de forma a cumprir os requisitos que são exigidos pelas entidades que têm competências nesta matéria e que contribuem para a atribuição desta distinção”, disse o autarca.
Mação | Praia fluvial de Carvoeiro hasteou Bandeira Azul pelo 12º ano consecutivo
Foto: mediotejo.net
Para Vasco Estrela este é também “o culminar de um esforço coletivo”, e que acontece com uma série de “melhoria contínuas que a CMM tem feito nesta praia, do trabalho dos concessionários e de todas as pessoas que aqui prestam serviço para a Câmara e para os concessionários”.
Carvoeiro foi uma das freguesias mais afetadas pelos fogos do verão de 2017, e as marcas são ainda muito visíveis no território. Apesar de tudo, este equipamento é importante no sentido de ajudar a dinamizar toda a área e a trazer alguma alegria e vivacidade àquela comunidade. “Estamos todos satisfeitos e orgulhosos deste feito” disse Vasco Estrela, recordando a dor e sofrimento das pessoas de Carvoeiro durante os incêndios florestais, uma dor que acredita que os acompanhará por muitos anos. “Que esta distinção sirva para amenizar o sofrimento destas pessoas”, reiterou.
A praia fluvial de Carvoeiro já tem vigilância assegurada desde o início da época balnear, no período de 9 de junho a 9 de setembro. Dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.
Recorde-se que a distinção com Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul. Estes estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
Mação | Praia fluvial de Carvoeiro hasteou Bandeira Azul pelo 12º ano consecutivo
Foto: mediotejo.net
A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.
Além de Carvoeiro, o concelho de dispõe de outros equipamentos e locais aprazíveis, desde a Praia fluvial de Cardigos, a Praia fluvial de Ortiga, o Pego da Rainha, na Zimbreira (Envendos), o Vale do Ocreza com as gravuras rupestres, percursos pedestres junto ao rio Tejo, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here