Mação | Museu promove visita guiada às gravuras de Cobragança

Foto: Respira Natureza

O concelho de Mação termina a sua participação nas Jornadas Europeias do Património com uma visita guiada dinamizada pelo Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo às gravuras de Cobragança. A iniciativa acontece esta quarta-feira, dia 9 de outubro, comemorando o Dia Europeu da Arte Rupestre. É necessária inscrição prévia.

PUB

Depois da visita às gravuras do Ocreza, a 29 de setembro, fecha-se agora o ciclo com visita às Gravuras de Cobragança, relativamente perto da aldeia de Caratão.

Segundo o Museu de Mação, este sítio foi descoberto em 1943, e tem sido gravemente afetado pelos incêndios que têm lavrado o concelho, ainda que seja possível visualizar as gravuras dos painéis, entre as quais podem ser interpretadas várias figuras e formas, nomeadamente de uma flor e traços retilíneos.

O percurso terá uma extensão de cerca de 2 km, e o ponto de encontro será junto ao Museu Municipal pelas 9h30, garantindo-se transporte até ao local.

A organização aconselha os participantes a apetrecharem-se com roupa e calçado confortável, chapéu e trazerem consigo água e lanche.

PUB

As inscrições são limitadas, como tal deve contactar-se o Museu de Mação para confirmar participação (email: museu@cm-macao.pt ou por telefone: 241571477).

Atividades junto da comunidade escolar no Dia Europeu da Arte Rupestre

A visita a Cobragança, com o público em geral, integra ainda uma visita com os alunos das turmas de 3º ano da escola primária de Mação, envolvendo os mais jovens na comemoração do Dia Europeu da Arte Rupestre, acompanhados por técnicos do Museu Municipal.

A principal atividade comum é o concurso de desenho europeu. Na sequência da visita a Cobragança as crianças têm oportunidade de participar do Concurso Europeu de Design chamado “A primeira arte dos europeus vista pelos europeus do futuro” que será a base temática de uma exposição itinerante posterior.

Serão também dinamizadas atividades em sala de aula, nomeadamente a atividade “5 minutos e 500 frases pela Arte Rupestre”, cujo sorteio decorrerá pelas 11h30, bem como atividade de experimentação com alunos do 1º ciclo e Jardim de Infância.

A atividade “5 minutos e 500 frases pela Arte Rupestre” vai parar as turmas do 5º ao 12º ano para que os alunos escrevam uma frase sobre a importância da arte rupestre e da ciência. O vencedor irá ganhar um livro alusivo ao tema, uma vez que se pretende promover a noção de ligação entre arte, humanidades e ciências, bem como os hábitos de leitura.

Também na Escola Secundária haverá atividade de experimentação e atuação do grupo de dança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here