Mação | Município ganhou três Jovens Autarcas na nova edição do programa

foto: CMM

O Município de Mação lançou, em outubro de 2018, uma nova edição do Programa Jovem Autarca, tendo sido recebidas três candidaturas. O executivo Jovem ficou constituído pelos três candidatos: Clara Minhoto, Nuno Esteves e Leonardo Silva. O programa de ação começou a ser debatido entre os três jovens, dentro das propostas que apresentaram individualmente, sendo que o montante de execução fixado pelo executivo camarário para o orçamento Jovem Autarca é de 7500 euros.

PUB

Os jovens vereadores iniciaram mandato de um ano com a tomada de posse, na sede do Município de Mação, perante os membros da Câmara Municipal, na reunião de Câmara de 14 de novembro de 2018. Reúnem, mensalmente, em espaço próprio a eles cedido no edifício dos Paços do Concelho.

A primeira reunião deste ano teve lugar no dia 16 de janeiro, onde reuniram para acertar quais as propostas que irão apresentar em reunião de Câmara.

Leonardo Silva, 16 anos, de Carvoeiro e que frequenta o 11º ano, junta-se assim a Clara Minhoto, 16 anos,  de Penhascoso e a frequentar o 12º ano, e a Nuno Esteves, 17 anos, de Chão de Codes e a frequentar igualmente o 12º ano, para dinamizarem agora, em conjunto, um programa de ação no território maçaense.

Recorde-se que o Programa “Jovem Autarca” do Município de Mação, cuja primeira edição aconteceu entre 2017/2018, visa desenvolver o exercício da democracia participativa junto da população jovem do Município, mediante a sua participação.

PUB
Os três jovens “vereadores” que integram o executivo do Programa Jovem Autarca: Leonardo SIlva, Clara Minhoto e Nuno Esteves. foto: CMM

As candidaturas dos participantes ao Programa foram feitas de modo individual sendo que o programa de ação deve ser debatido entre os três jovens, dentro das propostas que apresentaram individualmente, sendo que o montante de execução fixado pelo executivo camarário para o orçamento Jovem Autarca é de 7500 euros.

Segundo a autarquia, o plano de ação deverá incidir nas áreas de ação definidas: Juventude; Tempos livres e Desporto; Património, Cultura e Ciência; Ação social; Educação, Ensino e Formação profissional; Promoção da Cidadania ou outras áreas que se considerem relevantes mediante deliberação em reunião de Câmara.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, sublinha em nota de imprensa que “é muito positivo que as candidaturas tenham aumentado” e que “é bom ver os nossos jovens interessados e com ideias para o seu concelho. As candidaturas que recebemos mostram que estão conscientes da nossa realidade, dos nossos desafios, das nossas dificuldades que, de certa forma, são também as suas”, pode ler-se.

Ainda o autarca não deixa de referir que o mais importante é o “facto de se tratar de um exercício de democracia participativa que faz todo o sentido quando vemos jovens numa atitude ativa e crítica a apresentar projetos para o concelho”, termina.

Recorde-se que na edição anterior apenas o jovem Nuno Serras apresentou candidatura, tendo levado por diante este desafio junto do executivo municipal e realizado algumas das propostas por si apresentadas e tendo contado a sua experiência ao nosso jornal.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here