Mação | Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga assinalou 90º aniversário

Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga assinalou 90º aniversário. Foto: DR

Em conjunto com a Junta de Freguesia de Ortiga, que comemorou recentemente os seus 91 anos, a Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, de Mação, comemorou no passado sábado os seus 90 anos num jantar que reuniu cerca de 200 pessoas no Centro Social de Ortiga. Cláudia Cordeiro, presidente da direção, usou da palavra para um discurso pleno de sentimento e, essencialmente, de agradecimentos, tendo lembrado o anterior presidente, já falecido, Alfredo Smith.

PUB

Num salão repleto de amigos da Liga, usaram da palavra Rui Dias, presidente da junta de freguesia de Ortiga, Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, e Isidro Heitor, presidente da assembleia geral da Liga, tendo Cláudia Cordeiro iniciado o período de intervenções tendo dirigido palavras emocionadas aos presentes, pelo percurso da Liga Regional de Melhoramentos ao longo de 90 anos, e lembrando todos aqueles que a ajudaram a chegar a esta data histórica.

“Este jantar serve essencialmente para agradecer. Agradecer: aos ex-presidentes da direção da Liga, que detiveram a responsabilidade de liderar, motivar, gerir, a todos os ex-presidentes de Assembleia da Liga, cujas missões nem sempre foram fáceis, a todos os que ao longo destes últimos dez anos colaboraram com a colectividade das mais diversas formas”, começou por referir.

Foto: DR

A dirigente associativa estendeu o agradecimento a “todas as associações da freguesia e do concelho, que tornaram a nossa missão mais fácil, que colaboraram connosco e possibilitaram o sucesso dos mais diversos eventos”, à Junta de Freguesia de Ortiga, o casamento que une Junta e Liga continua a definir os caminhos de ambos e esta dinâmica ajuda muito a que a nossa Ortiga seja uma freguesia diferente”, e à Câmara Municipal de Mação – “numa altura em que reconhecemos que os desafios do nosso concelho são complexos e díspares, nunca houve da parte do executivo, da parte do senhor Presidente da Câmara, Doutor Vasco Estrela, a menor reticência em assumir apoio para com a coletividade”, frisou.

Cláudia Cordeiro não esqueceu as famílias, referindo que “não foi por acaso que os convites incluíam a família” dos dirigentes associativos.

PUB

“Ninguém mais do que a família sente, como uma espécie de dano colateral, a nossa entrega às nossas associações. Nesta sala estão filhos, filhas, esposos, esposas, pais, mães, que várias vezes ouviram a frase: “Está na Liga…”. Aqui, um parêntesis: Miguel, Cláudio e Sofia, obrigada; a todos os que partiram, cedo demais”.

“É sempre cedo demais quando se trata de partidas”, notou. “Há dez anos, Alfredo Daniel, o Smith, comemorou, como presidente, o 80ºaniversário. Quando colocou a sua fotografia na sala da direção, colocou um prego ao lado e disse “Este é para pores a tua, depois.”Neste gesto está tudo o que o Alfredo me ensinou. O mostrar como se faz, sem vaidades, sem arrogância, só vontade de fazer mais e melhor pela nossa Terra”, disse Cláudia Cordeiro, tendo referido ser “chegada a hora de colocar a fotografia no prego”.

Foto: DR

Antes de concluir, dirigiu-se a todos os ortiguenses, em geral, e associados da Liga Regional, em particular. “Todo e cada um dos sócios (que pagam quotas), todo e cada um dos que nos abre a porta no sábado da festa, todo o que dá o que pode da sua horta, e depois vai à festa e compra salada, para minimizar o nosso esforço financeiro. São todos eternamente responsáveis por chegarmos a esta bela idade. Não caberiam aqui todos. Ficam muitos reconhecimentos por fazer”, notou, concluindo com uma mensagem de gratidão.

“Só espero que todos entendam que a gratidão é verdadeira, sincera e reconhecida. Tenho 38 anos. Estou nesta casa há 15 anos: 9/10 como presidente, três como vice-presidente, e três como secretária da assembleia. Chegada a hora de colocar a fotografia no prego tentei esta noite agradecer a todos os que ajudaram a mim e à equipa que me acompanhou, a tornar a missão menos difícil. Vocês. Foi tudo por Ortiga, mas não teria feito nada sem vocês. Obrigada”, concluiu.

Foto: DR

A festa dos 90 anos da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga prosseguiu com bolo e champanhe, estando já baterias apontadas para as próximas atividades. No verão, as tradicionais festas da Liga, de 15 a 18 de agosto, e já no sábado, 13 de abril, com uma prova de atletismo integrada no aniversário da Liga e da Junta de Freguesia de Ortiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here