Mação | Já arrancou a Feira que mostra uma “terra de gente boa” e que “sabe receber”

Foto: mediotejo.net

A 26ª edição da Feira que “representa todo o concelho” arrancou na quarta-feira, dia 3 de julho, abrindo os 5 dias de festa em que os maçaenses praticam a arte de bem fazer e bem receber. 

PUB

O potencial de Mação e das suas gentes está à mostra, convidando a degustar os sabores e a apreciar os saberes do território, ao mesmo tempo que se valorizam os recursos e património, os artesãos e empresas locais, os projetos e iniciativas, as associações e instituições.

Tudo bons motivos para visitar os ‘maçanicos’ e aproveitar o cartaz musical deste ano, com artistas de renome a nível nacional e onde não faltarão as vozes e sons da terra.

Mação | 26ª Feira Mostra já arrancou e convida a conhecer potencialidades do concelho

Mação | 26ª Feira Mostra do Concelho arrancou esta quarta-feira e decorre até domingo, dia 7 de julho, oferecendo um vasto programa a nível musical, cultural, recreativo/desportivo, tendo por base a identidade do povo maçaense, a gastronomia típica e as potencialidades do território. Vasco Estrela, presidente da CM Mação, deixa o convite para participar neste certame, onde se poderá conhecer o que o concelho tem de melhor e, acima de tudo, comprovar que Mação sabe receber.

Publicado por mediotejo.net em Quarta-feira, 3 de julho de 2019

A abertura oficial do certame decorreu na tarde de quarta-feira com a visita do executivo municipal aos diversos expositores representativos do tecidos empresarial, social e associativos presentes. O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela (PSD), agradeceu a participação de todos fazendo votos para que tudo corresse nos conformes.

Em declarações ao mediotejo.net, o autarca afirmou que este é o momento que “representa todo o concelho de Mação e onde as pessoas se sentem representadas”, não esquecendo o papel importante das coletividades para que tal aconteça.

PUB

Vasco Estrela deixou um “agradecimento às associações do concelho”, considerando que estão nesta edição “muito bem representadas nos espaços de restauração, com a excelência das suas comidas e com as diversas atividades que se vão realizar ao longo destes cinco dias”.

Ainda que o tempo seja de festa, Mação não esquece e Vasco Estrela também não. Durante a entrevista, o autarca lembrou o “processo traumático” pelo qual o concelho passou nos dois últimos anos com o devastar do território pelos incêndios florestais de 2017, bem como as questões relacionadas com a discriminação negativa no que toca à distribuição de apoios no período pós-incêndios e a confirmação pelo relatório da IGAI quanto ao desvio de meios no terreno, durante o combate aos fogos.

“Nunca vamos totalmente recuperar depois da tragédia que nos aconteceu, mas tínhamos de virar a página, temos de pensar no futuro, sem esquecer todo o mal que nos aconteceu e que nos fizeram… é um assunto que está a ser tratado e será tratado, infelizmente, em sede própria… mas a vida continua”, assumiu.

E se no ano passado o mote seria “Renascer Mação”, este ano já se nota o desabrochar de projetos e ideias de valorização do património, da cultura e tradição, da história e identidade de um povo.

Foto: mediotejo.net

Neste sentido, a autarquia está focada em “pôr o concelho a mexer”, indicou, acrescentando que o objetivo passa por levar “as pessoas a cada vez mais se sentirem bem por viver nesta terra”.

Apesar das “fragilidades”, como é o caso do despovoamento, as palavras-chave são “força e perseverança” no sentido de “ajudar a reconstruir e reerguer o concelho”, propósito também inserido nesta Feira Mostra, “para que as pessoas tenham orgulho na sua terra, no seu concelho, independentemente de questões políticas”.

Este é um evento “muito focado naquilo que é o concelho de Mação, aquilo que fazemos e tudo aquilo de que nos devemos orgulhar”, realçando o seu potencial e tirando o melhor partido do mesmo.

Mação é “uma terra de gente boa, que sabe trabalhar, que é empreendedora, que tem uma paisagem que merece ser visitada, tem enormes motivos de interesse” e para Vasco Estrela é “importante que todos possam saber, quando vêm até aqui, que além de nos visitarem também nos vêm ajudar”, terminou, deixando o convite e a certeza de que “todos aqueles que quiserem e visitarem a Feira Mostra, seguramente serão bem recebidos”.

Esta mostra aposta ainda na divulgação das atividades económicas do concelho, expostas nas dezenas de stands do recinto, bem como no stand do Município de Mação que se localiza (como em anos anteriores) no espaço central, onde também está representada a Associação “AmarMação” com os produtos típicos, desde enchidos, queijos, presunto e outros.

Foto: mediotejo.net

Neste espaço amplo encontram-se ainda ícones e painéis informativos sobre as iniciativas do município em diversas áreas, nomeadamente na educação, na floresta, na saúde e na ação social, no património e afins. Aqui decorrerão algumas iniciativas do programa, caso da distinção aos empresários do concelho e apresentação de livros de autores locais.

Aqui, Vasco Estrela aproveitou para relembrar um conjunto de iniciativas, de ideias e projetos que “já estão no terreno”, nomeadamente o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) em parceria com o Centro de Reabilitação e Integração de Abrantes (CRIA), o Centro de Negócios, o Núcleo Museológico de Ortiga e a aposta na valorização do rio Tejo, das paisagens e das rotas, bem como um conjunto de investimentos a decorrer na freguesia de Carvoeiro e que irão acontecer em Cardigos, e “tudo aquilo que é parte da reconstrução relativamente aos danos causados pelos incêndios”.

Para o presidente de Câmara “estão reunidas as condições para uma boa feira” contando com “um cartaz musical interessante, diversificado, e com diversas atividades e as pessoas esforçaram-se todas para que a feira corra bem e eu acho que vai correr”, concluiu.

Recorde-se que passarão pelos dois palcos do certame passarão artistas de renome nacional, bem como grupos de Cantares tradicionais, que partilham a sua identidade cultural com todos aqueles que visitam Mação, como sejam o Conservatório de Mação – Firmação, o Grupo de Cantares do Grupo Cultural ‘Os Maçaenses’, Grupo Musical Amendoense e Grupo de Cantares da Serra.

A fadista Mariza, um dos grandes vultos da música portuguesa, é o nome sonante do cartaz da FMM deste ano. Foto: Reuters

Destaque ainda para a Sociedade Filarmónica União Maçaense que este ano subirá ao palco principal com um espetáculo de variedades. Nesta edição também o Clube de Patinagem de Mação participará com uma demonstração de patinagem. Na quinta-feira, 4 de junho, Mação acolheu a atuação do DJ Pantaleão.

Esta sexta-feira, 5 de julho, a festa traz a Mação a fadista Mariza, um dos grandes vultos da música portuguesa. Para dia 6 de julho, sábado, está agendado um concerto com Capicua, e no, domingo, 7 de julho, último dia do evento, a animação da noite estará a cargo de Micaela. Os Djs ‘da casa’ ficam incumbidos de fechar com chave de ouro as noites do certame, passando por esta edição nomes como Dj Street, Dj Rasilmar e Dj Dhalvs, Dj Muamba e Dj Hugo Rafael,

Também esta sexta-feira, 5 de julho, terá lugar a visita oficial à 26ª Feira Mostra de Mação  contando com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

O programa de sexta-feira terá início com a inauguração da exposição ‘Cinquenta anos a fazer P.Arte’, de António Colaço, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, e partir das 17h30, o artista inaugura na vila a Chaimite “Palavril”, instalada na Rua Cipriano Dourado.

Fotogaleria – veja aqui alguns momentos do primeiro dia da FMM:

 

Atividades desportivas e recreativas para todos os gostos e idades

Dentro da programação do certame, dentro do recinto, há ainda um programa complementar com diversas atividades desportivas, de lazer e recreio e culturais. A par da Feira Mostra e da XXI Feira do Livro, situada à entrada do recinto no anfiteatro José Costa, estão também disponíveis insufláveis para os mais novos e outros atrativos no Espaço Radical, perto dos palcos.

Os rastreios de saúde gratuitos continuaram na quinta-feira no stand do Serviço de Ação Social da CM Mação, enquanto no sábado, pelas 16h00, acontecerá um Workshop sobre Primeiros Socorros, no stand do Município de Mação.

Quanto às atividades recreativas e desportivas, teve lugar na quinta-feira mais um Torneio de Sueca no restaurante do Centro de Dia de São José das Matas, organizado em parceria com Centro Cultural de S. José das Matas e a CM Mação.

No sábado, dia 6 de julho, o lugar de Castelo recebe o Encontro de Cães de Parar pelas 9h00, enquanto que, no recinto da Feira Mostra, terá lugar um Torneio de Malha (15h00).

A partir das 16h30, o Pavilhão Gimnodesportivo José Maia Marques acolhe as finais do Torneio de Futsal, organizado em parceria com o Grupo Desportivo de Carvoeiro, e para os mais destemidos e amantes de todo-o-terreno, haverá a partir das 17h00, com início no recinto da FMM, a possibilidade de participar numa Experiência TT conduzida piloto maçaense Rui Marques.

O GDCR Penhascoso vai pôr os participantes a correr de forma divertida com mais uma edição da Color Run (18h00), seguindo-se aula de Zumba no palco 2, pelas 19h30.

Trail das Zagaias. Foto: BTZ

O último dia vai ser ainda mais agitado, começando cedo com descida de canoagem, organizada pelos Amigos da Estação, com partida de autocarro do recinto às 8h00. Meia hora depois partem do recinto os atletas inscritos no afamado Trail das Zagaias, uma organização da BTZ Mação e ARC Chão de Codes.

Os amigos do desporto motorizado não ficam de fora. Prevendo-se pelas 9h00 o início do Passeio de Motorizadas Clássicas, com organização do C. S. C. D. de Envendos/Amigos das Velhas Máquinas de Envendos. À mesma hora, partem os amantes de ciclismo, que irão descobrir o concelho a dar ao pedal, durante um passeio de cicloturismo.

Para aqueles que não se identificam com as duas rodas, poderão participar no Passeio Pedestre Urbano “ROTA DA ÁGUA – OS SEGREDOS DAS FONTES”, com organização do CCR Queixoperra.

Pelas 18h00, a vila ganha cor com os miúdos e graúdos da Santa Casa da Misericórdia de Mação durante as suas Marchas Populares.

Quanto aos mais pequenos, não foram esquecidos, porque pelas 18h30, começa o espetáculo infantil “O Recreio da Anita” no palco principal.

Consulte o programa completo em: http://www.mediotejo.net/macao-marisa-capicua-micaela-hotplay-e-djs-animam-feira-mostra/

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here