Mação | Gentes de Ortiga enfeitam fontes no dia 1 de maio em tradição centenária

Fonte Velha, Ortiga, Mação. Foto: DR

A população da freguesia de Ortiga, no concelho de Mação, vai proceder ao “enfeitar das fontes” da aldeia na noite de terça-feira para quarta-feira, de 30 de abril para 1 de maio, dando continuidade a uma tradição centenária que esteve em vias de se perder.

PUB

“Na véspera do dia 1 de maio é tradição o povo de Ortiga unir esforços e enfeitar as fontes da aldeia. Nesta noite, todos se juntam e enfeitam a fonte mais próxima da sua residência”, disse ao mediotejo.net Leonor Matos, 43 anos,  uma das dinamizadoras da tradição e do enfeitar da fonte do Monte Novo, uma das nove fontes de Ortiga.

“Tudo começa na terça-feira de manhã, véspera do 1 de maio, com a população a ir buscar todo o tipo de flores e verduras. Rosas, papoilas, mato, junco, pampilhos, cabecinhas de rosmaninho, hera, enfim, tudo o que vai servir para, à noite, todos se juntarem ao pé das suas fontes e desenharem os enfeites”, contou.

Tradição centenária em Ortiga embeleza as fontes da aldeia na véspera do 1 de maio. Foto: DR

A fonte velha, construída no ano de 1639, é a fonte mais antiga da Ortiga, e a denominada Fonte do Centro a mais casamenteira.

“Há muitos anos, a Fonte do Centro era a única no centro da aldeia pelo que todos os que queriam água tinham de ali ir. Os rapazes, na véspera do 1 de maio, sorrateiramente, iam a altas horas da noite buscar os vasos que estavam nos jardins ou nas varandas das casas das raparigas de quem estavam interessados e iam pô-los ao pé da fonte. Quando as raparigas iam no outro dia à água viam lá os seus vasos. Ao princípio ficavam intrigadas ou chateadas mas depois aparecia o rapaz que aproveitava o pretexto para conhecer a rapariga e meter conversa”, contou.

PUB
Fonte Velhinha da Fonte Velha
A Fonte Velhinha da Fonte Velha

“A Fonte do Centro não fala mas encerra em si a história de muitos namoros e casamentos”, observou. “Foi arranjada há dois anos pela junta de freguesia de Ortiga e pela Câmara Municipal e vai ser enfeitada novamente este ano pelas pessoas que moram ali perto”, notou.

VASOS TRANSPORTADOS PARA A FONTE
Os vasos eram transportados durante a noite para a fonte onde, pela manhã, as raparigas iam buscar a água. Pretexto para s rapazes encetarem conversa que, não raras vezes, resultavam em namoro e casamento

A tradição hoje já não se faz exclusivamente com os vasos namoradeiros mas sim com desenhos no chão e com o enfeitar das fontes com motivos alusivos à história da Ortiga. Na Fonte mais velha de Ortiga, as pessoas ainda enfeitam com vasos. Difícil dizer é quando começou esta tradição, que se prolongou até aos dias de hoje por via da tradição oral.

“As origens da tradição não sei dizer mas sempre ouvi dizer aos meus avós, e estes, por sua vez, já ouviam dos seus avós e bisavós, que esta era a forma, ou um pretexto, para os rapazes da aldeia meterem conversa com as raparigas de quem estavam enamorados ou de quem gostavam”, contou Leonor Matos, responsável por decorar a fonte do Monte Novo, situada perto da casa da sua mãe.

FONTE MONTE NOVO
Fonte do Monte Novo

“A tradição ganhou novo fôlego há cerca de oito anos e, nesta noite, todos se juntam e enfeitam a fonte mais próxima da sua residência. No dia seguinte, todos visitam as fontes orgulhosos do trabalho desenvolvido e é uma alegria porque esta aldeia é muito bairrista e orgulhosa das suas tradições”, destacou.

“Este ano haverá novamente um mapa-roteiro junto de cada fonte, com o nome de cada uma delas, com a distância total (cerca de 5 quilómetros) e parcial para que seja facilitada a visita a todas elas”, referiu, acerca das 9 fontes em causa: A Fonte da Estação, a Fonte do Porto, a Fonte do Monte Novo e antigo Bebedouro dos Burros, a Fonte Velha, a Fonte da Fonte Velha, o Largo do Busto do Dr. João de Oliveira Casquilho, o Chafariz do Largo da Igreja e a Fonte do Centro.

A Junta de Freguesia de Ortiga organiza ainda no dia 1 de maio um passeio pedestre, às 9:30, pelas fontes enfeitadas, com concentração na Largo da Liga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here