Mação | Feira Mostra dá a degustar saberes e sabores da gastronomia local

Gastronomia é um dos pratos fortes da Feira Mostra de Mação. Foto: DR

A 26ª Feira Mostra do Concelho de Mação está aí para, durante cinco dias, dar a conhecer o que de melhor se faz por terras maçaenses. De entre as atividades económicas e artesanato, cartaz musical e animação, surgem as diversas tasquinhas e seis espaços de restauração que prometem surpreender o paladar dos visitantes até domingo com iguarias gastronómicas típicas de Mação.

PUB

A cargo de coletividades e IPSSs do concelho de Mação, os espaços de restauração pretendem elevar a gastronomia como uma das “fortes apostas” desta mostra do concelho. Desde o Maranho, ao Bucho, à Chanfana, ao Cabrito no Forno, aos Miolos e ao Javali, sem esquecer a Açorda de Ovas ou as Migas, o Peixe Frito do rio e até o Bacalhau Assado, as Carnes de Alguidar, o Entrecosto grelhado e o tradicional Frango na Brasa… estes serão alguns dos pitéus que poderá (a)provar durante o certame.

Em Mação come-se bem, e isso é comprovado com o sucesso dos espaços de restauração, que edição após edição, somam milhares de refeições servidas. E cumprindo com o pedido da autarquia, nas ementas constarão sempre pratos típicos, incluídos na Carta Gastronómica do Concelho “À Mesa em Mação”.

Foto: DR

Como é referido na introdução da Carta Gastronómica existem vários fatores que tornam a gastronomia maçaense tão única: “são os animais, a água, o vento, o sol, a noite, o fumeiro ou o frio fatores determinantes para a elaboração dos pratos que sempre se serviram nas mesas dos Maçanicos e que nos distinguem num ou noutro pormenor das outras regiões, do nosso Portugal”.

O premiado livro “À Mesa em Mação – Carta Gastronómica”, da autoria de Armando Fernandes e com edição da CM Mação, foi um dos vencedores dos Prémios atribuídos pela Academia Internacional de Gastronomia, que premeia as pessoas ou entidades que mais se distinguiram na área da gastronomia a nível internacional, tendo ganho ainda, em 2014, o Prémio de Literatura Gastronómica – Prix de la Littérature Gastronomique.

PUB

Lançada em julho de 2012, a Carta Gastronómica é um documento que compila, num livro, os sabores e saberes de sempre da gastronomia do concelho de Mação. Resulta de um aturado trabalho de pesquisa, junto da população, sobretudo dos habitantes mais antigos, com o intuito de perceber o que se comia antigamente no dia-a-dia e nos dias de festa, através da recolha de muitas dezenas de receitas de norte a sul do concelho.

A Chanfana é um dos pratos típicos de Mação. Foto: mediotejo.net

Consulte na ligação seguinte as ementas e os pratos disponíveis, durante o certame, nos diversos espaços de restauração: http://www.cm-macao.pt/index.php/pt/83-info-municipal/noticias/967-ementas-fm-2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here