Mação | Em Ortiga vai-se “Vogar contra a Indiferença” em defesa do Tejo

O movimento de cidadania em defesa do Tejo assinala 10 anos e organiza mais uma edição do evento "Vogar contra a indiferença". Foto: proTEJO

O ProTejo (Movimento Pelo Tejo) realiza no dia 7 de setembro a sétima edição do “Vogar contra a indiferença”, o qual, através de uma canoagem e uma concentração ibérica, pretende alertar para a necessidade de defesa do rio Tejo. Na manhã desta iniciativa decorrerá uma descida em canoa para “Vogar contra a indiferença”, com início a jusante da Barragem de Ortiga-Belver e cuja expedição tem como destino as Mouriscas, culminando num almoço em restaurante da Ortiga ou em picnic convívio, à escolha dos participantes.

PUB

Estas atividades surgem também como forma de celebração de uma década de atividade do ProTejo e prometem a mobilização de cidadãos tanto portugueses como espanhóis.

A parte matinal inicia-se na praia fluvial de Ortiga, com uma receção de boas vindas aos participantes por parte do município de Mação e pela leitura da “Carta contra a Indiferença”, que pretende evidenciar a necessidade de se “defender um rio Tejo livre com dinâmica fluvial pela rejeição dos novos projetos de construção de novos açudes e barragens – Projeto Tejo e a Barragem do Alvito – e pela exigência de uma regulamentação daqueles que já existem”.

Segue-se uma descida de canoa com início a jusante da Barragem de Ortiga-Belver, a qual tem Mouriscas como destino, regressando depois a Ortiga. O objetivo do percurso fluvial passa por “realçar a beleza do património natural de um rio Tejo livre com dinâmica fluvial e do património cultural do rio Tejo associado à pesca tradicional no Município de Mação”, ao mesmo tempo que se farão protestos contra a sobreexploração do rio Tejo.

As bandeiras portuguesa e espanhola têm sido transportadas pelos participantes, como símbolo da solidariedade e união perante os problemas vividos no rio Tejo. Foto: mediotejo.net
Uma concentração ibérica “Em defesa do Tejo” é o que está agendado para a parte da tarde, na praia fluvial de Ortiga. No local, onde é esperada uma mobilização significativa de cidadãos de ambos os lados da fronteira, será apresentado um “Manifesto em defesa da bacia do Tejo/Tajo”, especialmente dirigido aos candidatos dos partidos políticos às eleições que se avizinham, as legislativas de 2019.
Esta é uma atividade organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo, contando com o apoio do Município de Mação, da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, da Quercus e da NATURZ. As inscrições estão a decorrer.
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here