Mação | Centro Cultural recebe “Receitas de Vidas” de Maria do Rosário Worisch Alvim

Foto: Cáritas/DR

O auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, vai ser palco da apresentação do livro “Receitas de Vidas”, de Maria do Rosário Worisch Alvim, a decorrer este sábado, dia 19 de outubro, às 16:00.  O livro serve a ponte para a evocação das crianças austríacas acolhidas em Portugal, no pós II Guerra, uma vez que a mãe e a tia da autora foram duas dessas crianças, tendo sido acolhidas em Mação.

PUB

Paralelamente será inaugurada a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, cedida pela Embaixada da Áustria em Portugal, com referência especial para as 30 crianças que vieram nesse mesmo programa para Famílias de Acolhimento no Concelho de Mação, e que ficará patente na Galeria do Centro Cultural.

O livro “Receitas de Vidas” é uma obra idealizada por Fernando Alvim e escrita pela sua mulher, Maria do Rosário Worisch Alvim. A obra inclui não só o testemunho verídico das recordações de duas das 5500 crianças austríacas acolhidas em Portugal no período do pós II Grande Guerra Mundial (mãe e tia da autora), como também as memórias de infância, adolescência e primeiros anos de atividade musical de Fernando Alvim.

De referir que Maria Bárbara (Mitzi) Worisch e a sua irmã Erna Worisch, respetivamente tia e mãe da autora, vieram para Mação ao abrigo de um programa desenvolvido pelas Cáritas Portuguesa e Austríaca, tendo sido acolhidas pela família do Dr. Abílio Belo Tavares e Maria de Lurdes Pedreira Belo Tavares.

Esta sessão faz parte do projeto “À Conversa com…” e surge na sequência da sessão “À Conversa com Mário Tropa”, promovida em julho de 2018, onde o autor deu a conhecer a sua investigação sobre as 30 crianças austríacas que foram acolhidas por famílias do concelho de Mação, aquando do fim da Segunda Guerra Mundial, entre 1947 e 1952.

A exposição ficará patente na Galeria do Centro Cultural durante este mês de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here