Mação | Câmara Municipal entrega viatura à GNR para reforço da proximidade e segurança da população

Câmara Municipal de Mação entrega viatura à GNR para reforço da proximidade com a população. Vasco Estrela e Paulo Silvério. Créditos. mediotejo.net

A Câmara Municipal de Mação entregou uma viatura à Guarda Nacional Republicana (GNR) esta terça-feira, 30 de abril. Um investimento na ordem dos 19 mil euros que o presidente, Vasco Estrela (PSD), já havia proposto em reunião de Executivo em dezembro de 2018, e que agora se concretizou. O esforço da autarquia para a cedência de uma viatura à GNR tem o objetivo de reforçar os meios necessários para uma mais eficaz ação de prevenção, defesa, proteção e segurança das populações, designadamente as mais idosas.

PUB

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), atribuiu esta terça-feira uma viatura à GNR e manifestou a sua satisfação pelo reforço que a viatura vai significar no patrulhamento da área do município. Desta forma, a GNR pode “de uma forma mais efetiva estar presente no nosso extenso território e que possa ter uma política de maior proximidade junto das nossas populações, principalmente da população mais idosa”, disse o autarca durante a cerimónia de assinatura do contrato de comodato e cedência, a título gratuito, da viatura pela Câmara à GNR, tendo em vista o reforço da mobilidade e melhoria operacional daquela força no concelho.

Vasco Estrela defendeu um trabalho de cooperação entre as várias entidades presentes no território e afirmou ser “obrigação” da Câmara Municipal “estar mais próxima da GNR”, entidade que “desempenha um importante papel” no concelho de Mação, quer como força de segurança no combate à criminalidade, quer num território que conta com um grande número de aldeias dispersas entre si.

“É extraordinariamente importante que a Guarda possa estar presente junto daqueles que estão mais sozinhos, que estão mais abandonados, com aldeias que infelizmente têm cada vez menos pessoas e as que lá estão são cada vez mais idosas”, referiu.

Câmara Municipal de Mação entrega viatura à GNR para reforço da proximidade com a população. Vasco Estrela e Paulo Silvério. Créditos. mediotejo.net

Para o presidente “é bom” que as populações tenham “uma sensação” de segurança e “uma efetiva presença da GNR” e, portanto, a viatura agora cedida e entregue ao Posto Territorial de Mação “serve para que possa desempenhar esse papel e também assim a Câmara Municipal e os seus eleitos locais ficarem mais tranquilos por saberem que a sua população também se sente tranquila”.

PUB

Vasco Estrela disse ao mediotejo.net que, sabendo da existência de “um défice de viaturas nas forças de segurança em Portugal”, a Câmara Mação entendeu agir “no âmbito das suas competências para colaborar com outras entidades, à semelhança do que já fez com o Ministério da Saúde, tendo cedido duas viaturas ao Centro de Saúde da vila, uma no âmbito da CIMT e outra por iniciativa própria da autarquia”.

Quanto às características do veículo, Vasco Estrela notou ser “um pouco mais alta do que uma viatura ligeira, para dar maior visibilidade e para transmitir um pouco mais de segurança aos munícipes e que possa também ser fator de dissuasão de eventuais ilícitos criminais”, com esperança “que sirva para que a GNR possa ter uma presença mais efetiva no terreno, reforçada por este meio”.

Câmara Municipal de Mação entrega viatura à GNR para reforço da proximidade com a população. Vasco Estrela e Paulo Silvério. Créditos. mediotejo.net

Por outro lado, o autarca assumiu ter esperança “no reforço de dois ou três homens que bem falta fazem”, frisando que o Posto territorial maçaense perdeu cerca de 5 operacionais, contando-se 19 militares ao serviço.

Para o comandante territorial da GNR de Santarém, Paulo Silvério, as parcerias entre as câmaras municipais e a Guarda apresentam-se como um útil contributo para a atividade operacional, realçando “a excelente colaboração” que a GNR tem obtido por parte do Município e restantes agentes de Proteção Civil e da população”.

O Posto Territorial da GNR de Mação “tem uma área de responsabilidade de aproximadamente 405 quilómetros quadrados, tem a seu cargo policial a responsabilidade de seis freguesias e a atribuição desta viatura permitirá aos Guardas estarem mais presentes, sobretudo junto das franjas da sociedade ou da população que mais necessita”, nomeadamente os idosos, disse Paulo Silvério, considerando a viatura “um excelente meio de trabalho que vai auxiliar no cumprimento da missão”.

Câmara Municipal de Mação entrega viatura à GNR para reforço da proximidade com a população. Padre Amândio Mateus benze a viatura. Créditos. mediotejo.net

Dirigindo-se ao presidente, o comandante territorial da GNR de Santarém garantiu que a Câmara “pode continuar a contar com toda a colaboração e permanente disponibilidade para proteger as pessoas e bens”.

A viatura cedida, uma Renault Captur, num investimento de cerca de 19 mil euros não sendo zero quilómetros e já contando com 35 mil quilómetros de rodagem, vai reforçar assim a frota de viaturas do Posto Territorial da GNR de Mação, que conta agora com quatro ligeiros e um motociclo.

Para receber as chaves estiveram presentes o capitão Flambó, comandante do Destacamento Territorial de Abrantes da GNR, e o sargento Luís Pinheiro, comandante do Posto Territorial de Mação. Durante a cerimónia, o automóvel foi benzido pelo padre Amândio Mateus.

Câmara Municipal de Mação entrega viatura à GNR para reforço da proximidade com a população. Padre Amândio Mateus benze a viatura. Créditos. mediotejo.net

Antecedeu a cerimónia um encontro na Câmara de Mação entre agentes de Proteção Civil para partilha e conversa sobre as formas de atuação durante o verão que se aproxima.

O presidente, Vasco Estrela, propôs em reunião de Executivo, em dezembro de 2018, que Câmara cedesse uma viatura à GNR com o objetivo de reforçar os meios necessários para uma mais eficaz ação de prevenção, defesa, proteção e segurança das populações, designadamente as mais idosas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Também em dezembro de 2018, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, entregou 124 novas viaturas à Guarda Nacional Republicana (GNR) e avançou que em 2019 seriam “mais de mil” os veículos atribuídos a esta força de segurança.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here