Mação | Área de lazer com piscina tornou-se realidade em Envendos (c/ vídeo)

A comunidade envendense deu as boas-vindas à nova área de lazer com piscina ao ar livre este sábado, dia 8 de junho. À boa moda portuguesa, com direito a uma “festa de arromba”, música tradicional, churrasco e porco no espeto, o complexo situado na zona central da sede de freguesia não passou despercebido e a população acedeu em peso aos festejos da conclusão de uma obra há muito esperada.

PUB

Numa tarde que se revelou soalheira e com as cores do recinto a condizer com a alegria e o convívio do momento, o executivo da Junta de freguesia de Envendos, João Luís Pereira, Beatriz Pereira e António Alves, descerrou a placa que veio ditar a conclusão da área de lazer e piscina ao ar livre, bem como do parque infantil ali inserido. Um processo que João Luís Pereira (PS), presidente da Junta, assumiu como conturbado e com algumas dificuldades, nomeadamente por questões orçamentais.

Recorde-se que a primeira fase desta obra fora inaugurada pelo anterior executivo da freguesia, então liderado por Joaquim da Silva (PSD). Após reviravolta nas eleições de 2017, coube ao socialista João Luís Pereira levar por diante a missão de concluir a obra até ao verão de 2019. E assim o fez.

“Pareceu difícil de concretizar. Desde o momento que herdei a missão de colocar em funcionamento esta piscina, até ao dia de hoje, foram dias, semanas, meses de incansável trabalho. A missão apresentou-se como muito difícil e por vezes inalcançável”, disse o presidente de Junta durante o seu discurso, uma vez que o orçamento era “limitado”.

João Luís Pereira, presidente de Junta de Envendos, junto dos restantes membros do executivo e do Cónego da freguesia, na cerimónia de inauguração da inauguração do complexo de lazer e piscina. Foto: mediotejo.netA área envolvente à piscina descoberta conta com um espaço relvado e ajardinado, wc, balneários, edifício de apoio com bar e cozinha equipados, um parque infantil, esplanada e espreguiçadeiras, entre outras comodidades.

PUB

Apesar de considerar um “caminho muito longo”, João Luís Pereira mostrou-se realizado e feliz por entregar aos seus fregueses este novo equipamento, não esquecendo os agradecimentos e reconhecimentos às empresas e entidades envolvidas no processo.

Este ano a entrada no complexo e utilização da piscina não terá custos, segundo o presidente de Junta, mas a partir do próximo ano deverão ser cobradas taxas aos utilizadores para fazer face às despesas associadas.

Durante a sessão de inauguração, João Luís Pereira adiantou que “a data prevista da abertura oficial está apontada para o dia 15 de junho”, ainda que existam questões pendentes junto de entidade distrital de saúde pública que necessitam ser resolvidas no imediato para que os utilizadores possam aceder ao complexo.

Foto: mediotejo.net

A “menina dos olhos azuis”, composta por dois tanques, um para adultos (1,65 metros de profundidade) e outro para crianças (0,60 metros de profundidade), foi rainha numa celebração onde não faltaram comes e bebes, animação e música tradicional portuguesa pelo Grupo de Concertinas da Associação do Rancho Folclórico Alegria do Minho, da freguesia de Mina de Água (Amadora).

Na festa, entre os miúdos e graúdos de Envendos, marcaram presença a Câmara Municipal de Nisa, que na pessoa da autarca Idalina Trindade felicitou e acarinhou a conclusão desta obra em território vizinho, lembrando projetos de futuro que pretendem dar proximidade a estes dois territórios de regiões distintas, unindo as duas margens na zona ribeirinha da Barca da Amieira.

Também presente esteve o presidente da freguesia de Mina de Água (Amadora), Joaquim Marques Rocha, o presidente da Concelhia maçaense do PS e presidente da UF Mação, Penhascoso e Aboboreira, José Fernando Martins, o vereador socialista da CM Mação, Nuno Barreta, o deputado municipal João Filipe (PS), Joaquim Abelho, tesoureiro da JF Ortiga, e o presidente da JF de Cardigos, Carlos Leitão (PSD).

A “festa de arromba” prometeu, e agora é aguardar com expetativa os mergulhos a estrear para ajudar a enfrentar o calor do verão.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here