Mação | Aldeia do Pereiro está em festa este fim-de-semana

Foto: Paulo Sousa

A aldeia de Pereiro, no concelho de Mação, volta a estar em festa a partir desta sexta-feira, dia 23, e até domingo, dia 25 de agosto, cumprindo a tradicional Romaria à padroeira Senhora da Saúde. As ruas voltarão a estar enfeitadas, mas devido à pouca adesão para mão-de-obra nos enfeites e à diminuição/envelhecimento da população, a grandiosidade a que a Capital das Ruas Enfeitadas habituou os visitantes não se verificará. Ainda assim, a população prepara-se para bem receber quem queira contribuir para manter viva a aldeia e associar-se aos seus festejos anuais.

PUB

As festas contam com o habitual arraial com música de baile e não só, e com serviço de jantares na zona de restauração durante os três dias.

Na sexta-feira as festas abrem com atuação da Banda RitmiTal, seguindo-se animação pela noite dentro com os Cromos da Noite.

Sábado fica entregue a Miguel Azevedo e companhia, que prometem agitar a festa, fazendo aquecimento para o duo de Djs Kiss Kiss Bang Bang.

No domingo decorrem ainda as cerimónias religiosas e a romaria em honra da Senhora da Saúde. À noite segue-se um momento de stand up comedy com Jorge Serafim, seguindo-se concerto da banda RED (Rapazes Extremamente Divertidos) cujo repertório vai incluir “hits da música nacional e internacional, misturando estilos como o Pop, Rock, Reggae, Funk, Disco, Dance, Fado, e outros”.

PUB

Ruas vão estar enfeitadas, mas em menor quantidade

No Largo, junto da sede da Associação, costuma estar o ex-libris da ornamentação. a edição de 2018 esteve construída uma rosa-dos-ventos com luzes led que atraía ainda mais olhares ao anoitecer. Foto: mediotejo.net

Em contacto com o presidente da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro, Nuno Neto, o mediotejo.net soube que este ano o processo de preparação dos festejos anuais foi mais “complexo”.

“Temos cada vez menos gente disponível para uma festa que é muito exigente, que pede muita mão-de-obra e trabalho voluntário para garantir a ornamentação das ruas e assegurar o serviço durante os festejos anuais”, explicou Nuno Neto, dando conta que não haverá inauguração oficial este ano.

Segundo o responsável, “esteve para não se realizar a festa este verão, mas conseguiu-se que outras pessoas se envolvessem e que se realizassem os três dias das Festas do Pereiro”.

Quanto ao futuro das afamadas e tradicionais Ruas Enfeitadas, Nuno Neto disse que não se consegue para já prever, tendo de se analisar “dia-a-dia, ano após ano” e perceber se “a tradição voltará em força ou não” ou se se optará “por fazer com periodicidade diferente, de dois em dois anos, por exemplo”, notou.

Ainda assim, “a maior parte do percurso habitual está enfeitado, especialmente por onde passa a Romaria à Senhora da Saúde”, assegurou.

Para já, fica o convite para aproveitar os festejos anuais e apoiar a associação local a dinamizar a sua aldeia que se quer “viva” e de “boa saúde”. Quanto ao futuro da tradição, o tempo o dirá, e apesar de não ser certo, os populares irão decidi-lo após o balanço das festas deste verão.

Cartaz: A.D.C. Pereiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here