Liga Inatel | As finais distritais e o sorteio dos nacionais, por Telmo Gomes

Quem não se lembra deste dia, o dia da Festa do Futebol coincidindo sempre com o dia 1 de maio de cada ano, “dia do trabalhador”, dia em que todos iam às Finais do INATEL. Os tempos mudaram e o dia da “Festa do Futebol” mudou para os fins-de-semana, mas, pela paixão pelo futebol amador, por aqueles momentos de convívio e de reencontros de rivais durante a época, neste dia todos fazem a Festa desde manhã cedo até altas horas da noite.

PUB

Este ano foi novamente uma festa enorme, deixando no dia 5 de maio o Municipal de Vila de Rei praticamente à pinha num dia quente e certamente bem vivido e celebrado por todos.

Final Série 2:

Vilarregense 0-1 Parreira

Neste dia que se adivinhava longo, o mesmo começou bem cedo para estas duas equipas. Uma porque organizava a “Festa do Futebol”, o Vilarregense, e a outra porque tinha uma boa hora de caminho, desde a Parreira (Chamusca) até chegar ao palco da final. Ainda apenas as bandeiras da organização se estavam a hastear e as pernas dos jogadores já tremiam, tal era a ansiedade de começar num jogo típico de uma final. Nem o Vilarregense nem a Parreira queriam perder a oportunidade ganhar o troféu e o respeito mutuo foi enorme. As cerca de três centenas de adeptos não puderam festejar golos até aos descontos, altura em que aparece o golo da Parreira que sentenciou o jogo e deixou ao rubro os adeptos vindos da Parreira.

PUB
Parreira venceu a série 2 da Liga Inatel na época 2018-2019. Foto: mediotejo.net

Final Série 1:

Seiça 1-1 Alcaravela

Seiça sagrou-se Campeão Distrital no desempate das grandes penalidades (9-8)

Depois de uma manhã bem passada a verem a Final da Série 2 e de terem almoçado bem, eis que surgem os pára-quedistas a trazerem as bandeiras e a bola da Final, momento alto do “Pré-Match”. Depois tivemos duas equipas muito diferentes a disputarem um troféu merecido para ambas e em que nenhuma das equipas merecia perder. O Seiça à procura da revalidação do título com todos os seus jogadores experientes e de muito valor, e um Alcaravela à procura de fazer história e escrever uma das páginas mais bonitas deste clube.

Num jogo em que a balança esteve mais tempo virada para o lado dos homens de Seiça, os jovens de Alcaravela foram autênticos “Putos de Barba Rija” e não se deixaram vergar, mesmo em desvantagem voltaram ao jogo e apenas e só no desempate das grandes penalidades e uma bola na barra fez a balança cair para o Seiça. Parabéns ao Campeão, Honra ao Vice!

Seiça revalidou o título de campeão distrital da Liga Inatel 2018-2019. Foto: mediotejo.net

Sorteio dos Oitavos de Final do Nacional/Jogos nos dias 18 e 19 de maio:

Pigeirense vs Alcaravela

Se o sorteio poderia ter sido pior, penso que não mas não seria a mesma coisa. Talvez a equipa mais “poderosa” do nosso INATEL a nível Nacional, não com as melhores condições (ao nível de balneários e do pelado), mas com jogadores nas suas fileiras de grande valor, apoiados por uma falange enorme de emigrantes na Suíça, principalmente de Neuchâtel (que tão bem conheço). Foram esta época, de longe, a equipa mais vitoriosa de todas as Ligas INATEL, nada mais nada menos que 20 vitórias e 1 empate em 21 jogos disputados. Por isso, o Alcaravela terá uma “Etapa de Categoria Especial” pela frente com esta deslocação a Aveiro e uma vitória nesse jogo dará direito a jogar os quartos de final no seu reduto (com o vencedor do jogo Bairro São João (Lisboa) vs Turquel (Leiria).

Cabaços ou Dragões Valboenses vs Seiça

Se o Alcaravela foi “bafejado” pela pouca sorte, o Seiça não teve muita mais. Saiu-lhes na rifa serem uma das duas equipa que terão de fazer o trajecto todo fora de portas se querem chegar à final. Ainda sem opositor, a espera do play-off entre o Cabaços (Braga) e os Dragões Valboenses (Porto), jogo a ser disputado este domingo, dia 12 (Parque de Jogos de Ramalde, Porto, jogo a uma mão), para já a única certeza é que a viagem é longa até ao Norte do País. Tanto o Cabaços como os Dragões Valboenses parecem-me acessíveis para o Seiça, mas o factor casa poderá ter um papel importante. Em caso de vitória, nova deslocação, desta vez mais próxima, com o Seiça a ter uma deslocação ao campo do Barbus (Évora) ou ao do Águias Negras (Setúbal).

Restantes Jogos:

Ourique (Beja) vs Afeiteira (Évora)

Inter de Fradelos (Braga) vs Alvaladense (Beja)

Barbus (Évora) vs Águias Negras (Setúbal)

Juventude Portelinha (Porto) vs Lavandeira (Aveiro)

Chã (Coimbra) vs Bobadelense (Coimbra)

Bairro São João (Lisboa) vs Turquel (Leiria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here