Incêndios/Mação | Produtores de leite oferecem palha a Mação

Camiões com palha chegam a Mação para alimentar os animais afetados pelos incêndios

Dois camiões de rolos e fardos de palha, oferecidas por produtores de leite, partiram hoje de manhã, 1 de agosto, de Odemira, distrito de Beja, com destino a Mação, Santarém, para ajudar na alimentação dos animais afetados pelos incêndios.

PUB

Em comunicado, a Associação de Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) adiantou que além destes dois camiões, vai ser carregado ao final da manhã de hoje em Arcos, Vila do Conde, um terceiro camião para Mação, com dois terços de rolos e fardos de feno oferecidos por produtores da Póvoa de Varzim e Barcelos e um terço do camião com rolos oferecidos pela Associação Galgueira e Lebreira do Norte.

“Em Mação e nos concelhos vizinhos mais afetados pelo fogo, nomeadamente Proença-a-Nova, a ajuda será distribuída pela Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, em colaboração com as autarquias locais. Temos desde já disponível a oferta de mais três camiões completos a partir do Montijo, Vila do Conde e Ovar, assim que seja necessário. Registamos também a ajuda dos transportadores após o apelo da Antram [Associação Nacional de Transportes Públicos Rodóviarios de Mercadorias] e das autarquias”, é referido.

A APROLEP anunciou também que desde meados de junho foram oferecidas 210 toneladas de feno (transportadas em 11 camiões), oferecidas por produtores de leite, agricultores e associações para alimentar os animais das regiões afetadas por incêndios.

Os três primeiros camiões de rolos de fenosilagem, com 20 toneladas cada, tiveram como destino Pedrógão Grande (Vila Facaia), Góis e Pampilhosa da Serra, nos distritos de Leiria e Coimbra.

Dois grandes incêndios deflagraram na região Centro no dia 17 de junho e provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

A APROLEP avançou também na nota que a associação tem estado a receber muitas ofertas e, por isso foram enviados mais dois camiões para a Guarda.

“O último camião da empresa ‘Transportes Guardense’ foi carregado esta segunda-feira na Torreira (Murtosa) e em Vagos. No destino a ajuda alimentar para os animais deste quinto camião será distribuído pela Acriguarda – Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda”, é referido.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here