IFRRU2020 atingiu 100 contratos para reabilitação urbana e melhoria energética

Atualmente são 37 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU2020, entre eles o de Abrantes. Foto: mediotejo,net

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU2020) atingiu os 100 contratos assinados, num investimento de 327 milhões de euros para reabilitação de edifícios e melhoria do seu desempenho energético, anunciou hoje o Governo.

PUB

Segundo uma nota de imprensa do gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, “em média, a cada semana deste ano estão a ser celebrados dois contratos IFRRU2020, o que significa uma duplicação em relação a 2018 (um contrato por semana)”.

O primeiro trimestre de 2019 encerra com 314 candidaturas apresentadas, num total de investimento de 862 milhões de euros, a concretizar ao longo de todo o país, refere a nota, considerando que “o potencial de evolução é muito promissor, com candidaturas em análise em 44 novos municípios e 1.135 pareceres de enquadramento já emitidos por 117 municípios”.

Atualmente contam-se 37 municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU2020: Abrantes, Águeda, Amarante, Aveiro, Azambuja, Barreiro, Braga, Cascais, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Elvas, Évora, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Lousã, Mafra, Mangualde, Matosinhos, Mirandela, Moita, Odemira, Oeiras, Pombal, Porto, Santarém, Santiago do Cacém, Santo Tirso, Silves, Sintra, Trofa, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Segundo os dados, após a reabilitação, 43 destes edifícios terão uso habitacional, sendo os restantes 45 destinados para atividades económicas, três para equipamentos de utilização coletiva e dois para a área social. Na sua maioria (60), os projetos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e câmaras municipais.

PUB

“Com estes investimentos será possível criar cerca de 1.500 postos de trabalho, fixar mais de 600 novos residentes e obter uma redução no consumo energético superior ao consumo durante dois anos de um grande hospital público, promovendo assim uma reabilitação urbana sustentável”, refere o documento.

O IFRRU2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros.

No final do ano de 2018, o IFRRU2020 contava com 71 contratos assinados, que envolviam 27 municípios, o que correspondia a um investimento de 265 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here