Golegã | Regulamento da Casa Estúdio Carlos Relvas já em vigor

Casa- Estúdio Carlos Relvas na Golegã. Foto: José Ribeiro

Entra em vigor no sábado, dia 6, o Regulamento Municipal da Casa Estúdio Carlos Relvas que inclui todo o acervo museológico do Atelier Fotográfico de Carlos Relvas, localizado no largo D. Manuel I na Golegã, e propriedade do Município.

PUB

O regulamento publicado em Diário da República no dia 5, é extensivo ao conjunto arquitetónico oitocentista, imóveis, área envolvente e jardins, conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público.

Estão assim definidas as regras relativas à estrutura, gestão, funcionamento e organização da Casa-Estúdio Carlos Relvas, “enquanto instituição museológica com carácter permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e dotada de uma estrutura organizacional, que lhe permite adquirir, conservar, estudar e valorizar um conjunto de bens culturais com objetivos científicos, educativos e lúdicos”, lê-se no documento.

Edifício único no mundo, construído de propósito para servir de estúdio fotográfico, a Casa Carlos Relvas (1838-1894) ficou concluído em 1876. Por ali passaram tanto reis como mendigos que posaram para as câmaras de um dos pioneiros da fotografia em Portugal.

O imóvel esteve fechado de setembro de 2017 a outubro de 2018 para obras de reabilitação que custaram mais de meio milhão de euros.

PUB

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here