Golegã | Cavaleiros prestam sentida homenagem a Joaquim Bastinhas (c/vídeo)

Presidente da Câmara (ao centro) com os filhos de Joaquim Bastinhas. Foto: mediotejo.net

Com a presença dos dois filhos de Joaquim Bastinhas, o cavaleiro tauromáquico falecido em dezembro de 2018 foi homenageado por quase uma centena de cavaleiros na Feira do Cavalo, na Golegã, na quinta feira, dia 7 de novembro.

PUB

A iniciativa partiu da organização da feira e juntou familiares, colegas e amigos do admirado cavaleiro tauromáquico que morreu aos 62 anos.

Depois de entrarem no largo do Arneiro os cavaleiros trajados a rigor, o locutor leu um texto escrito por Paulo Caetano que a todos sensibilizou até porque foi naquele local que o homenageado, sem o saber, se despediu.

“Foi daqui, deste lugar tão especial, que o Bastinhas disse Adeus. Só quem conhece verdadeiramente a alma desta Feira pode entender porque é que o Adeus teria de ser aqui”, escreve Paulo Caetano.

Desfile de cavaleiros tauromáquicos com homenagem a Joaquim Bastinhas na Feira Nacional do Cavalo na Golegã

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 7 de novembro de 2019

 

Para este cavaleiro, “o Joaquim Bastinhas pertence a esse excelso grupo de personagens que marcaram a fogo a pele desta Feira com o ferro da alegria, do entusiasmo e da entrega, tatuando-a com a arte de bem montar a cavalo, do convívio são e aberto e do saber ser Português sem reticências”

PUB

“Hoje, no dia mais marcante da Feira do Cavalo, iluminados pelo seu eterno sorriso, vamos todos homenagear o homem e o artista com um clamoroso Olé e, olhando para o céu e depois para este palco belo e enfumarado, entender claramente que só poderia ser aqui, nesta arena em que todos são toureiros de uma mesma faena, em que todos estão atores da mesma história, cheia de cavalos, cavaleiros, repleta de espetáculo, de arte e do público que ele tanto amava, que só poderia ser daqui, do Arneiro da Feira da Golegã, que o Bastinhas diria adeus”, conclui Paulo Caetano.

Ao olé seguiu-se uma sonora salva de palmas no Arneiro e a entrega de uma placa alusiva à homenagem, aos filhos de Joaquim Bastinhas: Marcos Tenório e Ivan Nabeiro.

José Veiga Maltez, o presidente da Câmara da Golegã, considerou aquele dia “um dos mais importantes da feira. É o princípio da antiga e tradicional feira de S. Martinho e é o dia dos criadores”.

Este ano essa importância foi acrescida com as homenagens póstumas a Filipe Figueiredo Graciosa e ao cavaleiro Joaquim Bastinhas.

“Os cavaleiros tauromáquicos são a génese da feira. Eram eles que faziam a feira, que criavam os poldros e depois os punham no toureio para mostrar a funcionalidade do cavalo Lusitano. É um dia enorme, um dia extraordinário para nós”, confessou um emocionado autarca.

Fazendo um balanço da primeira semana da feira, Veiga Maltez reconheceu que “a feira continua em grande” e deixou um desejo: “Espero que continue com esta imensidão de gente e sobretudo com a nossa história, a nossa identidade e a nossa cultura”.

O primeiro homenageado, Filipe Figueiredo Graciosa, teve uma forte ligação à Feira do Cavalo. Médico veterinário, criador e exímio cavaleiro, foi cofundador, em 1979, da Escola Portuguesa de Arte Equestre, uma instituição que, através de exibições um pouco por todo o Mundo, divulgou a raça do cavalo Lusitano. Foi também Presidente da Sociedade Hípica Portuguesa.

Cerca de 40 cavaleiros juntaram-se no Arneiro da Feira para acompanhar a viúva, Isabel Palha, e os três filhos, num tributo que culminou com a oferta de uma lembrança pelas mãos de José Veiga Maltez.

Durante o dia 7 decorreu o LX Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XXI Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano. “Moêt das Lezírias”, do criador e propriedade da Companhia das Lezírias, foi 1º classificado e Medalha de Ouro na classe de Lusitanos – 3 anos.

Até dia 11, Golegã acolhe milhares de visitantes naquela que é a maior montra ibérica do mundo equestre. Do programa fazem parte várias provas, demonstrações, exposições, culminando na segunda feira com o Cortejo dos Romeiros de São Martinho.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here