GNR alerta para importância de prevenção de acidentes por queda em poços

O Comando Territorial de Santarém, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), levou a cabo durante três meses (de zembro a feverero) diversas ações de sensibilização e fiscalização, no âmbito da prevenção de acidentes por queda em poços, no distrito de Santarém.

PUB

Tendo em consideração os acidentes ocorridos em terrenos com poços, levando por vezes a acontecimentos trágicos, os militares alertaram para resguardos mal executados e ausência de cobertura dando origem a acidentes com pessoas ou animais, numa operação em foram efetuadas 114 ações de sensibilização, fiscalizados 230 poços e elaborados 51 autos de contraordenação.

Em comunicado, a GNR refere que o resguardo “deve ser constituído pelo levantamento das paredes do poço ou cavidade até à altura mínima de 80 cm de superfície do solo ou por outra construção que, circundando a escavação, obedeça àquele requisito, contando que, em qualquer caso, suporte uma força de 100 kg”.

Na mesma nota informativa, a GNR apelou a toda a população e entidades públicas e privadas a denunciarem situações de incumprimento, num Posto Territorial da GNR ou através da linha SOS Ambiente – 808 200 520.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here