Geocachingworld | “009 – Poço do Mourão (Amêndoa/Mação)”, por Leonel Mourato

PR-MAC-Rota da Amêndoa – ROTAS DE MAÇÃO

Leonel Mourato dá continuidade a uma caminhada de partilha de aventuras no incrível mundo do Geocaching. Muito mais que locais conhecidos, o Geocaching dá a conhecer lugares desconhecidos, abandonados, singulares, perdidos e apaixonantes, mostrando-nos a sua história e o seu significado. A viagem de hoje é até ao Poço do Mourão, em Amêndoa, Mação.

PUB

Nickname – Clube das Sandes

GC62E02 – Poço Mourão (Amêndoa/Mação)

PUB

Owner (Envendos Team):

Coordenadas GPS – N 39° 38.507′ W 008° 03.984′

PUB

Poço Mourão é um local aprazível pouco conhecido por estas bandas, encontrando-se a ser intervencionado para melhor acolher os futuros visitantes. Este local fica situado quase no limite do concelho de Mação e aqui podemos apreciar a natureza quase na sua plenitude.

Existe uma levada de água que em tempos servia dois moinhos que se encontram em recuperação. A melhor altura do ano para desfrutar do local será mesmo na primavera, sendo que em anos muito quentes a ribeira seca, não podendo apreciar as levadas de água existentes ao longo do percurso da ribeira.

O percurso é realizado em cerca de 2 km de terra batida acessível a todos os veículos, podendo-se tornar mais difícil a veículos ligeiros apenas em Invernos rigorosos.

 

Rumamos a noroeste com o objetivo de fazer algumas Caches e o reconhecimento do futuro Percurso Pedestre. Rumamos até à Amêndoa. Foi o seu dia. Percorremos os seus territórios. Percorremos a suas memórias…

Começamos cedo no largo da Terra. Seguimos pelas ruelas, até ao Cruzeiro. Descemos até à estrada para Cardigos.

Castro de São Miguel – PR-MAC-Rota da Amêndoa – ROTAS DE MAÇÃO

Olhamos para o Castro e seguimos. Podíamos ter ido em volta, mas estaríamos em Vila de Rei. Fomos em frente e subimos pelo lado de Mação. 30 minutos depois, chegamos.

Olhamos e a partir foi sempre à descoberta, de mochila às costas pelas Serras de Amêndoa.

 

Poço do Mourão; Poço inferior do Vale do Mourão; Chão de Lopes Pequeno; Cimo do Vale; Serra da Amêndoa; Pé da Serra; Vinha Velha; Juntos; Pero Gonçalves; Palheirinhos…

 

E finalmente Amêndoa. 5 horas e 22 quilómetros depois…terminou esta grande Aventura. A ROTA é muito mais que o Poço do Mourão.

Aquele abraço do Clube das Sandes. Em Amêndoa, Mação.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here